TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Urbana

Por:   •  6/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

O presente trabalho consiste numa tentativa de compreender e analisar a cidade de Sobral por meio de mapas e diagramas, buscando identificar funções urbanas, níveis de comércios, pontos de CBD´s, reserva de valor e áreas de segregação.

Com base em nossas análises as áreas com predominância de habitações de baixo padrão apresentam certa tendência a se adensar no perímetro das zonas industriais, longe do centro urbano. Aliada às dificuldades de acesso, pois há um déficit de transporte público, o que torna necessário a existência de comércios de nível 1 para dar apoio a essa população, além de apresentam loteamento e vias irregulares. Sobral possui grandes áreas de reservas ambientais, porém estas se encontram mais afastadas do centro, onde existem pequenos pontos verdes, geralmente com espaçamento considerável entre eles, além área da Lagoa da Fazenda.

A esquerda da margem do Rio Acaraú podemos encontrar CBD’s que acompanham as avenidas principais da cidade e as paradas de VLT, o maior deles está exatamente no centro de Sobral, existindo nele as 3 tipologias de comércio, centro histórico além de habitações predominantemente de médio padrão, suas vias apresentam um padrão de organização em malha quadrada.

Na margem direita do rio encontra-se um contraste interessante: o shopping, que geralmente é considerado um CBD, não se apresenta como tal ponto de maneira significativa, próximo a ele percebe-se uma área industrial e de comércio nível 2 e 3 crescendo continuamente adjacente às vias principais, no entanto as habitações da localidade são em sua maioria de baixo padrão, por vezes não possuindo equipamentos urbanos básicos em suas proximidades e com comércio de nível 1 pouco variado.

As zonas de ocupação de alto padrão tendenciam a buscar as extremidades da cidade, “fugindo do centro” e de áreas industriais, estes locais propiciam um espaço mais tranquilo para morar. Na extremidade de Sobral sentido Serra da Meruoca (a cidade vem se expandido embora ainda não possua comércio local), a uma divisão clara entre as áreas habitacionais de baixo e de alto padrão, por mais que se encontrem próximas geograficamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (36.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com