TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise Morfologica Cidade Alta

Por:   •  13/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.243 Palavras (13 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Leila Cristina Bezerra Alves, Letícia Raquel da Silva Cunha, Liebe de Lima Brasil

ANÁLISE MORFOLÓGICA DO BAIRRO DA CIDADE ALTA EM NATAL: Rua Passo da Pátria, Rua Monsenhor Walfredo Gurgel, Rua Gonçalves Dias e Rua Padre João.

Natal/RN

2023

Leila Cristina Bezerra Alves, Letícia Raquel da Silva Cunha, Liebe de Lima Brasil

ANÁLISE MORFOLÓGICA DO BAIRRO DA CIDADE ALTA EM NATAL: Rua Passo da Pátria, Rua Monsenhor Walfredo Gurgel, Rua Gonçalves Dias e Rua Padre João.

Trabalho acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Facex para a disciplina de Introdução ao planejamento urbano, como requisito de avaliação da primeira unidade da disciplina.

Orientadora: Profa. Dra. Luanda J. N. de Oliveira

Natal/RN

2023

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 INÍCIO DA CIDADE DO NATAL        4

3.1 Traçado e parcelamento        7

3.2 Tipologia dos elementos urbanos        11

3.3 As articulações        21

5 REFERÊNCIAS        22

  1. 1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar análises morfológicas do bairro Cidade Alta da Cidade do Natal no estado do Rio Grande do Norte. O recorte desta pesquisa será o quarteirão que envolve as ruas Passo da Pátria, Monsenhor Walfredo Gurgel, Gonçalves Dias e Padre João.

No entanto, antes de adentrar sobre o estudo morfológico das ruas citadas anteriormente, iniciaremos trazer um breve contexto histórico sobre a Cidade do Natal. Seu surgimento, crescimento e como se deu a sua evolução até os dias atuais.

  1. 2 INÍCIO DA CIDADE DO NATAL

A Cidade do Natal foi fundada no ano de 1599 às margens do Rio Potengi, mais precisamente no dia 25 de dezembro quando foi determinado os limites geográficos da cidade.

O atual bairro da Cidade Alta, também chamado de "Centro", foi o local onde nasceu o município do Natal, Rio Grande do Norte, em 25 de dezembro de 1599. É considerado, portanto, o berço da cidade, sendo seu primeiro núcleo de povoamento. (Brasil de Fato).

Um dos primeiros marco importante da nossa história se deu em 1633 com a invasão dos Holandeses em Natal, recebendo o nome de Nova Amsterdã, uma alusão à capital da Holanda, como diz o portal da Prefeitura do Natal. Natal teve um crescimento lento nos dois séculos seguintes à invasão, não teve grandes avanços de crescimento no seu processo urbano. Como mostra no sítio eletrônico da Prefeitura do Natal, “um relatório desta época registra que havia cerca de 30 casas em Natal, a maioria delas cobertas com palhas. Motivo que levou um bispo português a escrever a seguinte constatação: Natal não existe tal.”

O período em que a cidade começou a se desenvolver de forma acelerada foi a partir do final do século XIX. A partir dessa época “o centro comercial da cidade era na Ribeira, a Avenida Rio Branco era chamada Rua Nova, a Cidade Alta – Bairro onde foi criada a cidade – dava os primeiros passos de crescimento na direção do Alecrim”. (PINHEIRO, 2017).

Por volta de 1916, Natal praticamente se resumia a Ribeira e Cidade Alta. Não existiam prédios de mais de três andares. As ruas eram tranquilas, gente sem pressa, relata Pinheiro.

Com o início do século XX é que vamos observar grandes transformações no espaço urbano da Cidade do Natal. É quando começa a ter um planejamento da cidade, como mostra uma matéria no portal eletrônico da Câmera Municipal de

Natal.

É impressionante como o arquiteto que traçou a cidade era visionário. Ele desenhou avenidas largas, arborizadas, com canteiros centrais e que atendem aos natalenses até hoje. E foi pensado num momento em que a cidade não tinha carros... quer dizer, deveria ter dois ou três veículos, comentou Coquinho. (Câmara Municipal de Natal)

Foi apenas em 1924 que o engenheiro Henrique Novais elaborou o primeiro plano de saneamento de Natal que incluía um amplo levantamento cadastral e topográfico da cidade, como diz Pinheiro. A sistematização da área urbana de Natal começou a partir dos questionamentos de Januário Cicco que “foi dos primeiros a realizar estudos mais sistematizados sobre a questão urbana de Natal e com especial atenção para o saneamento” (PINHEIRO, 2017). Até por volta de 1934 “quase totalidade das casas em Natal, mesmo na área considerada mais nobre, não possuía água encanada e esgoto” (PINHEIRO, 2017).

[pic 1]

Fotografia da obra de saneamento

De acordo com Pinheiros, o Escritório de Saturnino Brito elaborou o plano em 1935 e construiu a rede de esgotamento sanitário e o abastecimento de água em Natal. As obras realizadas por Saturnino Brito “foram marcantes como das primeiras e mais importantes intervenções de engenharia executadas pelo setor público no ambiente urbano de Natal” (PINHEIRO, 2017).

Outro marco importante para a história da cidade foi o pós-guerra. O bairro da Ribeira ainda é a área principal, mas após este período a “Cidade Alta é a área nova, o modernismo, que começa a aparecer com as lojas implantadas por libaneses e sírios atraídos pelo repentino crescimento da economia”, como conta Pinheiro.

O bairro da Cidade Alta continuou completamente residencial até 1935, já que a área comercial estava localizada na Ribeira. Foi quando se instalou um Mercado Público na Av. Rio Branco, construído pelo prefeito Gentil Ferreira, como conta o site Natal das Antigas.

E a partir de 1940, a primeira loja de departamentos da cidade, as Lojas Brasileiras, abriu suas portas dando início a uma nova fase comercial para a cidade. Nas décadas seguintes, a Cidade Alta tornou-se um centro comercial de elite, enquanto o Alecrim ocupava um lugar de comércio popular. (Natal das Antigas).

Atualmente o bairro é um dos mais importantes pontos comerciais da cidade e onde ficam prédios públicos, como a Prefeitura da cidade, a Assembleia Legislativa e o Tribunal de Justiça. Assim como, podemos encontrar construções do início da cidade como a primeira catedral, a praça André de Albuquerque, a Pinacoteca, A Prefeitura da Cidade do Natal e diversas outras construções.

E desde 2010 que o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade de Natal, foi tombado pelo Iphan e engloba a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com