TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA ANÁLISE SOBRE A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO CONTÁBIL DA ENTIDADE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE MINIMERCADOS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS - PB

Trabalho Escolar: UMA ANÁLISE SOBRE A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO CONTÁBIL DA ENTIDADE NO COMÉRCIO VAREJISTA DE MINIMERCADOS DA CIDADE DE CAJAZEIRAS - PB. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  552 Visualizações

Página 1 de 3

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, ou seja, o patrimônio da empresa não se confunde com o dos seus donos.

Foi criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que é o órgão que normatiza e fiscaliza o exercício da profissão contábil no país, através da Resolução nº 750 de 29 de dezembro de 1983.

Os empresários do comércio varejista de minimercados aplicam o Princípio Contábil da Entidade na gestão de suas atividades comerciais? Se estes seguem tal princípio que está explícito na Resolução nº 750/93 do CFC?

Se tal problema decorre da falta de informação e capacitação profissional dos empresários, ou até mesmo do não acompanhamento frequente do próprio contador dessas empresas. Tais problemas afetando diretamente a condução e a administração dos negócios

Faz-se necessário questionar esse tema, pois o Princípio da Entidade, assim como os demais constituídos por lei, serve para deixar mais clara a utilização da contabilidade nas atividades dos profissionais. E que se caso não ocorra tal distinção, problemas na gestão da empresa podem surgir.

A pesquisa então acrescentará relevância ao objetivo da Contabilidade; contribuirá para que os profissionais contadores se interessem em dar mais orientação aos seus clientes, ou seja, os empresários; aprofundará ainda mais o conhecimento sobre o tema de todos os participantes da pesquisa; e tornará propicia uma discussão sobre o quanto o princípio adequa as entidades à realidade empresarial de hoje, colaborando também para o conhecimento da realidade empresarial cajazeirense.

O objetivo geral será: analisar a aplicação do Princípio Contábil da Entidade pelos empresários do comércio varejista de minimercados da cidade de Cajazeiras – PB.

Os objetivos específicos serão: desenvolver uma investigação teórica conceitual sobre o princípio; verificar o nível de conhecimento sobre o princípio por parte dos empresários do setor analisado; evidenciar a importância da correta aplicação do princípio como fator de desempenho econômico para a gestão dessas empresas; e identificar as principais causas da não aplicação do princípio.

A pesquisa qualitativa: proporcionando um estudo exploratório e uma compreensão dos fatos a partir dos dados que serão achados.

A pesquisa bibliográfica: por o trabalho se desenvolver a partir de materiais já elaborados, como livros e artigos.

A pesquisa exploratória: por buscar uma visão geral do fato abordado.

O método indutivo: por não buscar o uso de deduções e sim de leis e conceitos padrões.

A pesquisa de campo: pelo fato de pretender buscar a informação diretamente com o público pesquisado.

Origem e Evolução da Contabilidade: desde quando a Contabilidade passou a ser utilizada. A partir de quando e de que forma ela se evoluiu e se tornou uma ciência.

Contabilidade Privada: que é o ramo da Contabilidade que objetiva estudar os fatos administrativos dos usuários de direito privado.

Contabilidade Comercial: que se responsabiliza pela avaliação e controle do patrimônio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com