TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES NA CIDADE DE CAMPO GRANDE

Projeto de pesquisa: ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES NA CIDADE DE CAMPO GRANDE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  3.053 Palavras (13 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 13

ANÁLISE DOS MÉTODOS DE CONTRATAÇÃO DE DEFICIENTES NA CIDADE DE CAMPO GRANDE – MS

Valquíria Gamarra de Andrade

Perpétua Dutra

Resumo

O mercado de trabalho no Brasil passa por uma grande revolução. Ao mesmo tempo em que o emprego formal decresce, o informal aumenta. Essa realidade assusta quando focamos no trabalho dos deficientes, pois o mercado de trabalho já é tradicionalmente limitado para esses indivíduos, que sofrem discriminação por vários motivos, interferindo na sua inserção na sociedade. Este artigo analisa as formas de inclusão do aluno com deficiência intelectual no mercado de trabalho na cidade de Campo Grande-MS pela Prefeitura Municipal. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que foi possível coletar informações sobre os deficientes em âmbito geral, outra caracterização é da pesquisa qualitativa em que será possível fazer uma interpretação dos dados coletados. O instrumento de coleta de dados foi extraído através de entrevista que foi realizada com a profissional do órgão responsável pela inserção do deficiente no mercado de trabalho, a FUNSAT – Fundação Social do Trabalho, nessa entrevista foi possível observar dados referentes a contrações e como se dá todo esse processo, bem como os principais resultados. Com este artigo espera-se entender o sistema de contratação.

Palavras-chave: Alfabetização. Interação Verbal. Educando. Educador. Escrita.

1 INTRODUÇÃO

Historicamente, os processos de exclusão das pessoas com deficiência impostos pela sociedade, têm dificultado o acesso desses indivíduos a determinados bens essenciais como saúde, educação e trabalho. Os problemas decorrentes deste fato são a baixa escolaridade, dificuldade de inserção social, pouca circulação e uso dos espaços públicos e comprometimento para desempenhar as atividades profissionais.

Segundo Ferronatto (2008), a lógica de exclusão social conseqüente da desinformação e preconceito conduz a atitudes e práticas que dificultam ou impossibilitam as oportunidades e o acesso ao mercado de trabalho.

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho reflete as mudanças sociais ocorridas nas últimas décadas. Transformações, estas, identificadas pela ampliação do debate acerca dos direitos desses indivíduos, a criação de legislações específicas para inclusão social e reconhecimento da necessidade de conscientização das empresas, é tornando a empresa acessível para estas pessoas.

Assim, o presente estudo tem por finalidade conhecer informações referentes à inclusão de deficientes no mercado de trabalho na cidade de Campo Grande – MS, onde foi mostrado um panorama geral sobre como se da o processo de contratação, desde o cadastro do deficiente na FUNSAT – Fundação Social do Trabalho, até o momento em que ele ira iniciar suas atividades ao ser contratado por uma das empresas cadastradas.

Para que se entenda como funciona todo esse processo foi feito entrevista com a funcionária responsável pelo setor de contratação de deficientes da FUNSAT, que deu maiores informações e esclarecimentos para um melhor entendimento do funcionamento do setor e ainda foram coletados dados sobre o número de pessoas que foi encaminhado ao mercado de trabalho.

Com estas informações será possível entender se este processo está sendo de forma prática em que poderão ser dadas algumas sugestões para que se tenha maior eficiência nesse processo em que os maiores beneficiados serão os deficientes em que poderá mostrar sua capacidade e força de trabalho.

Dessa forma, o objeto de estudo deste artigo, será a forma como os deficientes estão sendo inserida no mercado de trabalho, mostrando estudos e teorias disponíveis que demonstram a possibilidade de se tornar uma realidade na nossa sociedade, sem preconceitos ou receio de integrar estas pessoas no mercado de trabalho, bem como identificar e compreender as dificuldades e desafios encontrados para sua efetivação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O mercado de trabalho nos dias de hoje requer pessoas experientes e capacitadas para realizar uma determinada atividade, assim, as empresas irão buscar profissionais que esteja m a altura das atividades realizadas e que satisfação as necessidades da empresa. Assim surge um ponto a ser discutido, que é relacionado ao indivíduo com necessidades especiais, em que eles terão limitações ao se comparar com um individuo sem deficiência, assim os deficientes ficam sem oportunidades para obter um emprego e conquistar sua independência financeira.

Segundo Vilela (2006), O indivíduo que possui deficiência apresenta certo comprometimento intelectual, visual, físico, ou algum comprometimento específico de acordo com a deficiência, com isso, tem suas relações sociais e profissionais fixadas na disparidade, que o mantém distanciado do meio comum para manutenção da ordem social tornando-o um ser incompetente por não corresponder às expectativas do grupo.

Considerando esses fatos, o mercado de trabalho torna-se impossível para essas pessoas que tem deficiência. Muitos apresentam um comportamento de preconceito e discriminação sobre a definição de deficiente, chegando ate mesmo rotulando ou tendo termos pejorativos sobre o deficiente, como: bobinho, doentinho, alejado, ou ate mesmo bobo.

Assim temos de ter em mente que o deficiente não é um ser doente, mesmo que alguns casos de deficiências são conseqüências direta de uma determinada doença, assim temos de entender que uma deficiência é uma condição que o individuo está apresentando naquele momento.

A contratação das pessoas com deficiência pelas empresas esta segurada na lei de cotas que impõe as empresas com mais de 100 funcionários a obrigatoriedade de contratação de deficientes cujo percentual varia entre 2% e 5% e visa beneficiar pessoas segregadas com uma ação efetiva que propicie o aumento de oportunidades na adoção de medidas e remoção de barreiras que se opõem ao acesso de deficientes ao mercado de trabalho (BERTHOU, F. X., 2009, p. 89);(GIL, M., 2002, p.15).

O direito da pessoa com deficiência ao trabalho é uma das discussões que não perderam e nem perderá sua atualidade. É relevante reconhecer que num mundo cada vez mais competitivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com