TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Analise de Precedentes Pelourinho

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 5

APRESENTAÇÃO

Entendemos que o regimento não previa um plano para a cidade, mas Luís Dias, o mestre de obras que veio na armada de Tomé de Sousa, levava consigo modelos de planos de cidades que talvez pudessem ser adaptados à topografia da região de Salvador. O plano que realizou seria informal, à moda medieval. Nesse contexto predominava a preocupação com a defesa. Salvador era uma cidadela elevada acima do mar, circundada de muralhas – muralhas com baluartes. Quando a cidade ultrapassou as muralhas e chegou à beira-mar, ficou dividida, como ainda é hoje, em cidade alta e cidade baixa, apresentando uma tendência ao traçado regular. O local escolhido para a construção da cidade estendia-se sobre uma montanha íngreme, de difícil acesso, mas plana em seu topo.

Ilustração de como o pelourinho ficou durante os anos.

INTERVENÇÃO

Inicialmente os moradores poderiam retornar ao Pelourinho após as obras. No entanto teriam uma série de fatores em elevação do custo de vida: impostos mais altos, despesas com a conservação dos casarões tombados e outros – gastos incompatíveis com o padrão de renda daquela comunidade.

As cores deram uma nova vida ao bairro, o que levou a formação de bares e restaurantes e o incentivo a criação de eventos culturais. O Pelourinho foi transformado em um local de turismo.

Um dos projetos sociais que foi criado lá foi o Programa Dia e Noite que contou com:

  • Controle de acesso e novas sinalizações de trânsito
  • Maior segurança
  • Melhoria na infraestrutura, investimentos no mobiliário urbano e iluminação pública
  • Atividades socioeducativas e de artes, concertos nas igrejas, músicas e poesia, roda de samba, arte na praça, projetos gastronômicos.
  • Ordenamento do comércio informal, e capacitação dos comerciantes para atendimento ao turista
  • Mapeamento do bairro para o turista.

ENTORNO

Relação ao aspecto estético: O entorno imediato foi criado na mesma época, o bairro se integra com o entorno a partir do seu estilo arquitetônico. A cidade tem um cenário de contraste, as construções antigas de estilo colonial do centro histórico da cidade e as mais novas que representa a nova salvador com construções contemporâneas.

Em relação a intervenção e o impacto que ela causou: A cidade ganhou diretamente com a intervenção, um novo ponto turístico, e de reconhecimento mundial, o que valorizou a cidade, movimentando a economia do entorno.

PATRIMÔNIO DO ENTORNO

Existem muitos patrimônios em seu entorno devido ao fato de a cidade ter seu início naquele local, vamos falar de alguns dos pontos importantes do entorno.

  • Fortaleza de São Marcelo (Forte do Mar) - Situada na Baía de Todos os Santos em 1623, hoje é um Centro Cultural.
  • Elevador Lacerda - Começou a ser construído, em 1869, foi utilizado peças de aço importadas da Inglaterra, transformou-se no principal meio de transporte entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa.
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia – Na Cidade Baixa de Salvador, construída a partir de 1739 e consagrada em 1765. Construída com pedra do reino, importada de Lisboa.
  • Santa Casa de Misericórdia - As primeiras referências às obras foram de 1650. O primeiro hospital e capela foram construídos pelas doações dos colonos, em terreno doado por Tomé de Souza. É formada pela igreja e os pátios administrativo e hospitalar. Hoje tem função de museu.
  • Praça da sé - Localizada ao final da rua Chile, principal acesso para o pelourinho. Lá se localiza o monumento da cruz caída.
  • Monumento da Cruz caída: o monumento foi feito à demolição da antiga igreja Sé da Bahia, que em 1933, foi demolida para dar lugar aos trilhos dos bondes. Hoje tem instalações de lazer, cultura e turismo, com vista para a Baía de Todos os Santos.

ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

Muitas edificações vazias em todo o Parque. No Sul tem maior esvaziamento, que é agravado pela quantidade de instituições que não funcionam à noite. No centro da poligonal, há a maior quantidade de moradores mais recentes do lugar. Já ao norte, há uma maior concentração dos moradores mais antigos.

Menos de 1/3 de sua população mais antiga vivendo no lugar.

Rota acessível com rampas de acesso aos monumentos.

MATERIAIS

Falavam que pelourinho era uma cidade de pedra e cal, ruas de pedra, fundações de pedra, alvenaria de pedra e cal ou paredes de madeira, piso de pedras e grês e argila e cal. Após isso foram mudando para tijolos, então essa técnica construtiva não foi mudada.

O centro histórico é todo em piso de paralelepípedos, houve a recuperação dos paralelepípedos.

TINTAS – As fachadas foram pintadas com tintas diferentes das de antigamente, antes a base de cal e foi aplicada cores pastéis variadas, algo que nunca existiu ali, substituindo o branco ou ocre da cidade antiga. Essa intervenção foi cenográfica e estética mas teu poder contagiante pro bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com