TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Bibliográfica: Ponto de ônibus

Por:   •  25/10/2022  •  Projeto de pesquisa  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 4

Ponto de ônibus

O modo de transporte público através dos ônibus ainda é o principal responsável pelo atendimento às necessidades de deslocamentos da maior parte da população brasileira. Esse serviço desempenha um papel importante no espaço urbano determinando, sobretudo, o grau de acessibilidade disponível em seus deslocamentos, o direito de ir e vir, garantido pela constituição brasileira. Também devem garantir uma boa qualidade de vida, a ascensão e a promoção social dos cidadãos, conforme aponta Marins (2003).

Para Boareto (2007), a produtividade e a qualidade na prestação dos serviços de transporte público, além de ser um anseio da sociedade moderna, tornaram-se um requisito indispensável para a eficiência do sistema. Nas últimas décadas com o crescimento significativo da população das cidades, houve o deslocamento da população das áreas centrais para as áreas periféricas, ocasionando o aumento das distâncias entre morar e trabalhar, alongando o tempo de viagem e encarecendo os custos de locomoção.

A análise feita pelos especialistas do instituto internacional World Resources Institute (WRI) relata que os pontos de ônibus representam o primeiro contato das pessoas com este sistema de transporte público. Desta forma, dependendo das condições do ponto de ônibus, a primeira impressão pode ser agradável ou desagradável, e assim, representar ao passageiro uma experiência boa ou ruim. O desconforto, e a falta de segurança, acessibilidade, iluminação, informação sobre os trajetos dos ônibus e falta de proteção contra intensidades luminosas, chuvas e ventos, são alguns dos motivos que podem tornar a experiência desagradável ao usuário (figura 1).

Entretanto, pontos de ônibus cobertos podem ser mais agradáveis e amenizar o incômodo de se esperar para embarcar em comparação aos pontos de ônibus descobertos e sem uma estrutura funcional e confortável. A proteção contra intensidade luminosa e chuvas intensas, assentos confortáveis, informações dos trajetos dos ônibus, publicidades e propagandas em letreiros de interesse dos usuários do sistema de transporte público, são alguns dos aspectos em pontos de ônibus cobertos que permitem melhorar a qualidade deste serviço de transporte.

Segundo a revista Revide, num levantamento realizado em Ribeirão Preto em 2019, a cidade contava com 3029 pontos de parada, sendo 925 com abrigo e 2104 sem abrigo.

4.1 Infraestrutura dos pontos de ônibus

De acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 9050 de 2015 e NBR 9283 de 1986 –, mobiliário urbano são todos os objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem urbana, de natureza utilitária ou não, implantados mediante autorização do poder público, em espaços públicos e privados, tendo sido criado para beneficiar a população. A partir do desenvolvimento de mobiliários sustentáveis, pode-se contribuir para o planejamento de cidades mais eficientes.

Segundo a revista Revide, num levantamento realizado em Ribeirão Preto em 2019, a cidade contava com 3029 pontos de parada, sendo 925 com abrigo e 2104 sem abrigo. A infraestrutura dos abrigos na maioria das cidades da região se mostra precários por falta de manutenção. Com estruturas pouco atraentes, escuras, sujas, com mau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com