TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

  • PARQUE

  • História

No principio do século XVIII surge, na Inglaterra, os primeiros parques buscando o embelezamento da paisagem urbana e visando o crescimento econômico da cidade.

Porém, o conceito de parque urbano apareceu no século XIX. A insalubridade era um problema bastante frequente na vida urbana e, com o surgimento da Revolução Industrial este fator se agravou e ganhou proporção inimaginável. As grandes construções fabris, as fumaças que se exalavam pelo espaço, a falta de espaços verdes e o ritmo acelerado de trabalho era  único cenário das cidades. Com isso, a vida no campo estava se tornando cada vez mais atrativa.

De acordo com Silva, “a cidade era o berço da poluição, do ar e sonora, e dos maus costumes, e o campo passou a ser um local desejado, uma vez que possuía ar fresco e tranquilidade. Por isso, há o surgimento da valorização do campo e das áreas verdes no urbano […]” (SILVA, 2003, p. 45).

Os problemas sociais expostos no parágrafo anterior mostram a necessidade de uma mudança de pensamento do espaço publico urbano.

Com o intuito de melhorar as questões de insalubridade, falta de espaços de lazer e áreas verdes, os parques foram se tornando um elemento urbanístico indispensável nos planejamentos urbanos.

O fim da Primeira Guerra Mundial acarretou algumas mudanças no desenho dos parques urbanos na Europa e Estados Unidos, que seguiam as tendências principalmente da Arquitetura, como socialização das artes em geral.

A percepção da crise ambiental trouxe o reconhecimento de que os recursos naturais não eram inesgotáveis. Devido à conscientização através dos fatores ambientais, há uma mudança de pensamentos através das intervenções urbanísticas e paisagísticas, o parque então começa a ser visto como um equipamento urbano necessário.

  • Conceito

O parque urbano tem, como definição, um espaço publico com vasta dimensão e predominância de elementos naturais que se estabilizam nas irregularidades de um terreno, usando como atrativo as curvas da própria natureza. Com as mais diversas variações de funções, destacam-se funções ecológicas, estéticas, lazer e educação.

Com o decorrer do tempo e apropriação do espaço, foram notadas algumas mudanças na sociedade a partir do surgimento dos parques. Seu conceito era restrito a mudanças “físicas” da cidade, buscava-se incialmente o embelezamento, a melhoria de insalubridade e criação de espaços verdes inexistentes. Porem, sua interferência também afetou no modo de viver nas cidades. As pessoas passaram a ter um espaço de convivência entre elas, um espaço onde além de reflexão, contemplação e lazer, existia uma troca de informações com diversos tipos de pessoas de classes sociais diferentes, ajudando também a integração social.

Exemplos:

STANLEY PARK

 Localizado no Canadá, Vancouver. Considerado um oásis verde por ser dotado de uma floresta natural que agrega belas paisagens ao parque.

[pic 1][pic 2]

http://www.seankheraj.com/wp-content/uploads/2013/02/spthirdbeach2004.jpg

PARQUE IBIRAPUERA:

Situado na cidade de São Paulo, o parque foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, atualmente usado para atividades de lazer, atividades esportivas, eventos de grande e pequeno porte e contemplação.

[pic 3][pic 4]

[pic 5][pic 6]

  • Tipo de parques

PARQUES LINEARES OU FLUVIAIS: Tem como principal objetivo proteger as margens de rios, evitando sua degradação.  O conceito de Parques lineares deve estar relacionado a uma estratégia para uso e proteção a bacias hidrográficas.  A implantação desse tipo de parque também previne a ocupação desordenada das margens dos rios e preserva os recursos naturais da região.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com