TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Bioclimática

Por:   •  6/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura Bioclimática

Essa concepção projetual considera como fundamentos básicos da arquitetura, três aspectos: o Lugar, a história e a cultura.

  1. O lugar: Origem e ponto de referência do homem, em suas concepções clássicas de contexto e entorno, e aparece como grande condicionante do problema arquitetônico, fornecendo os valores climáticos e microclimáticos existentes.
  2. A história: Aponta com precisão a constante adequação do homem ao seu entorno, indicado também o rico repertorio de linguagens arquitetônicas que se fazem presentes e compatíveis com a arquitetura e a cidade
  3. A cultura: Mostra os mecanismos e recursos do fazer humano, dos fatos arquitetônicos que constituem o espaço habitável, e extrai, analisa e pondera os valores estéticos que fazem possível a arquitetura.

A concepção bioclimaica, é, sobretudo, uma espécie de compromisso cujo enraizamento com o lugar, e recuperação da nossa história e da nossa cultura conduzem para um futuro energético e ecológico mais equilibrado.

  • Zonas climáticas brasileiras.
  1. Clima equatorial: Amazonas, acre e Roraima, clima úmido com amplitude térmica anual baixa, na ordem de 3°c, com temperaturas medias entre 24 e 26°c e regime de chuva intenso.
  • Estratégias projetuais:
  1. Sendo pequena a variação de temperatura, o movimento de ar torna-se a principal estratégia para amenizar as altas temperaturas.
  2. A sombra passa a ser um elemento chave no projeto, onde a radiação solar direta deve ser evitada.
  3. Os fechamentos verticais e horizontais não podem ser pesados, em decorrência da necessidade de se evitar o armazenamento de calor
  4. Os pisos devem ser elevados do solo, impedindo ganhos indesejáveis de umidade no interior da edificação.
  5. As paredes devem possuir cores claras, serem leves e isolantes.
  6. A cobertura é a superfície que recebe a maior quantidade de energia solar. Recomenda-se utilizar um grande espaço ventilado entre o telhado e a laje de cobertura.
  7. É recomendada a orientação norte/sul para as faces de maiores dimensões das edificações, facilitando o controle da radiação solar, devido as maiores alturas solares.
  8. Recomenda-se que as orientações sejam protegidas permanentemente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com