TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Colonial

Por:   •  24/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

ARQUITETURA COLONIAL

No Brasil, a Arquitetura colonial é definida como a arquitetura realizada no atual território brasileiro desde 1500 até a independência em 1822.

Reflete a influência portuguesa, a importância do legado arquitetônico e artístico colonial no Brasil é atestada pelos conjuntos e monumentos desta origem que foram declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Estes são os centros históricos de Salvador, Ouro Preto, Olinda, Diamantina, São Luís do Maranhão, Goiás Velho, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo e as ruínas das Missões Jesuíticas Guarani em São Miguel das Missões.

As cidades deste período possuíam aspectos uniforme, com ruas delimitadas pelas edificações e sem passeio público, não tinha também vegetação, as casas eram construídas sobre os limites laterais e frontais do terreno, eram casas térreas e sobrados, seus telhados eram normalmente em duas aguas com telhas cerâmicas e era comum uso de telhas nas paredes laterais para evitar infiltrações.

Os responsáveis pelos projetos arquitetônicos no período colonial, grande parte ficou no anonimato. Outros tinham um conhecimento mais práticos como os mestres de obras, pedreiros e carpinteiros.

Caraterísticas da arquitetura Colonial:

Telhado; as coberturas tinham o intuito principal o rápido escoamento da agua da chuva, por isso as coberturas tinham várias inclinações,

Colunas; além de garantir a sustentação para os telhados costumava ser usado para extensão para a varanda na frente da casa,

Janelas; em quantidade considerável para garantir a iluminação interna da casa, o modelo mais comum era com vidros e na parte externa madeira,

Simetria; comum do estilo já que detalhes eram repetidos com rigor métrico na construção.

Materiais:

Nos primeiros tempos as coberturas das casas eram feitas simplesmente com palha, o que ainda existe em áreas rurais, as telhas de barro eram utilizadas nos edifícios mais abastados antes de popularizar-se. Inicialmente utilizou as técnicas de taipa de pilão e pau a pique de rápida construção, barro e madeira, logo depois adotaram também a alvenaria de pedras ou tijolos de adobe para levantar as paredes.

A cantaria em alguns edifícios nobres em geral com reforços nos cunhais.

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

ipatrimônio - patrimônio cultural brasileiro (Beta)ipatrimônio ...

www.ipatrimonio.org

[pic 5]

Imagem: Ricardo Alexandre/Flickr

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (775.2 Kb)   docx (656.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com