TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Colonial do Brasil

Por:   •  16/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

A arquitetura civil colonial brasileira é decorrente da transferência de cultura de Portugal para o Brasil, mas devido a dificuldade de encontrar os materiais usuais de construção portugueses – a pedra – o clima ser totalmente diferente os mestres de obras adaptaram seus conhecimentos a nova terra. Os mestres de obras eram o principais projetistas, os matérias usuais eram a taipa e em edifícios nobres a pedra.

As construções são originarias das casas medievais lusitanas, com basicamente dois modelos: a casa térrea e o sobrado. As casas eram construídas uma ao lado da outra, como na cidade medieval, mas como no novo mundo existia mais espaço possuíam um quintal nos fundos, uma área verde e para plantio de pequenas hortas. As casas eram construídas em terrenos estreitos e profundos, com a frente da construção já na rua.

As casas térreas possuíam chão de terra batida, assim como o pavimento inferior do sobrado, eram construídas principalmente com a taipa. Possuíam cômodos para as atividades diárias: sala de recepção, sala para a família, alcovas – quartos onde se realizavam as atividades de asseio, descanso e fisiológicas – depósitos e cozinha – normalmente no fundo - , algumas também possuíam uma sala para comercio voltada para a rua ou oficinas.

Os sobrados eram construções mais refinadas, feitas com materiais mais nobres como a pedra e algumas vezes com a taipa de pilão – por ser mais resistente – possuíam dois pavimentos, o térreo voltado para deposito, dormitório de escravos, lojas, oficinas ou escritórios para os profissionais liberais. O andar superior era considerado mais importante e era reservado para a família, com uma organização semelhante a casa térrea. A cozinha por razões práticas se localizava no andar superior nos fundos do sobrado, para que a fumaça pudesse escapar.

Os beirais eram elementos de grande importância, protegiam as casas das intempéries, eram longos e para se sustentarem utilizava-se cachorros, telhas triplas e frontões – dependendo das condições e da necessidade do morador –

As fachadas eram planas e sem muitos elementos decorativos, as asas de andorinha – elementos decorativos que se localizavam na ponta dos beirais – e os muxarabis – estruturas de madeira que serviam para filtrar a luz, embelezar e manter o interior reservado – eram as principais decorações, já que o ferro e os azulejos não eram comuns na colônia. As janelas e portas feitas de tabuas retangulares de madeira.

Existiram poucas variações de estilo nas construções coloniais,

A

Arquitetura rural no Brasil

A expressão da arquitetura rural é o engenho, o conjunto de edificações da propriedade produtora rural. E é fruto da casa rural portuguesa, adaptada para a cultura da cana-de-açúcar. As construções eram feitas de taipa, algumas de pedra, e posteriormente de tijolos.

A implantação do terreno era semelhante a implantação das vilas, normalmente próximos a cursos de água e em locais elevados, visando defesa e visualização das terras.

O engenho é constituído pela casa grande, capela, moita – o engenho propriamente dito – e posteriormente a senzala,

A casa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (29 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com