TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL

Por:   •  27/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  820 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Ambos os traçados possuem a praça como elemento principal, que também servia de eixo central para a igreja, que ficava localizada ao fundo do lote, junto com a escola e o convento. Como era o elemento principal, a igreja era sempre mais ornamentada e imponente em relação as outras edificações. Na entrada da praça, onde eram realizadas as reuniões e eventos religiosos, no lado oposto a igreja, ficavam a casa de câmara e cadeia e o hospital. Circundando este sistema, ficavam as residências. Cada habitação correspondia a uma família diferente. Acerca disso, ficavam as hortas de cada família e a horta comunitária, também os espaços destinados aos animais. Este era seu esquema original, que poderia variar mas nunca ficava muito longe do descrito aqui: a igreja, a praça e seu entorno permaneciam iguais, o que poderia diferenciar um pouco é a disposição das residências familiares que, por sua vez, ficavam independentes do todo. Quanto as ruas, podemos frisar a existência das duas principais, cruzadas ao centro da praça. Acerca, muros de todos os lados, garantindo a proteção daquele espaço.

2 - Inicialmente, a casa térrea era caracterizada por seu formato em fita, sua implantação em rua ou largo, e pelo seu tamanho. Ela podia ser de porta e janela, para a classe mais pobre, de meia morada, de morada inteira, de ¾ de morada, de morada e meia ou de morada e comércio. Isto podia ser percebido externamente pelo número de aberturas. Da mesma forma também se caracteriza o sobrado, que podia ser um solar, para as classes mais ricas, meio sobrado quando havia declividade em um dos lados, sobrado magro quando o lote era muito estreito, ou sobrado misto, quando havia comércio no térreo e residência na parte superior. A evolução destas tipologias ficam bastante claras se observadas suas aberturas: durante os séculos XVI e XVII, havia predominância dos cheios sobre os vazios, utilizavam verga reta; durante o século XVIII, verifica-se o aumento do número de aberturas e maior equilíbrio, bem como a utilização do arco abatido, a partir da metade deste século e; a partir do século XIX, os vazios passam a predominar sobre os cheios (vazios – aberturas, cheios – parede), o uso de ombreiras justapostas e em alguns casos raros, a janela de caixilharia inteira; também neste período, passa-se a utilizar a verga reta ou o arco pleno. Com esta evolução, veio também o uso de novos elementos arquitetônicos, como a entalada, o púlpito, o balcão corrido, a gelosia, o muxarabi e o caixote treliçado.

3 - Pode-se relacionar as Igrejas de Aleijadinho com as Igrejas da Terceira Ordem do Barroco Litorâneo no Brasil observando-se a sua unidade formal e estilística, conforme podemos perceber nos exemplos abaixo. Em ambas existe predominância da horizontalidade, com três volumes definidos e separados por telhados independentes. Em ambas existem pinturas no forro da nave central, o amadurecimento formal e o equilíbrio do partido em geral também são características bastante fortes em ambas, bem como a existência de um pátio como jardim no terreno. A proporção também é um ponto bastante forte, encontrada nos dois tipos de obras, tanto nas aberturas quanto na própria fachada. Existem semelhanças na ornamentação, na estruturação e na harmonia de ambas.

A casa acima citada segue a tipologia italiana no Rio Grande do Sul, fica no distrito de Vila Flores, em Veranópolis. Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com