TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura E Urbanismo Pós Pandemia

Por:   •  20/8/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

ARQUITETURA E URBANISMO

LETÍCIA SILVA DE ALMEIDA – RA:91720131

ARQUITETURA E URBANISMO PÓS PANDEMIA

SETE LAGOAS

2021

Depois da pandemia, a vidas das pessoas deixou de ser tão corrida. Com isso as pessoas começaram a passar mais tempo em suas casas e não se sentirem tão confortáveis nos ambientes e começaram a desenvolver sentimentos diversos do seu entorno como, os espaços começaram a ficar pequenos, as cores já não agradavam mais, a decoração começou a ficar sem graça, a ida ao supermercado e padarias já não demonstrava tanta segurança e a certeza da falta de um lugar aberto e seguro para poder ir nos momentos de tensão.

Nesse momento foi exaltado a importância do arquiteto e urbanista. A procura por um profissional começou a se tornar essencial, já que as pessoas queriam melhorar o espaço em que viviam, mas não só se tratando de residências, e sim todo o entorno.

Ao longo deste ano pandêmico, os espaços públicos desempenharam um papel fundamental para a manutenção da saúde física e mental das pessoas em diferentes comunidades urbanas no mundo todo” (ARCHDAILY, 2021)

Com esse “novo normal”, a área da Arquitetura e Urbanismo terá uma demanda maior, já que agora as pessoas, seu bem estar e os locais onde vivem estão sendo o maior foco de todos.

“Em linguagem figurada, para representar a realidade de nossas cidades revelada pela epidemia da Covid-19, o manifesto afirma que elas são, em boa parte, ‘campos minados’, e as moradias, do mesmo modo, se transformaram em ‘armadilhas’, dependendo de sua localização e condições construtivas e sanitárias.” (REVISTA AREA, 2020)

Para solucionar essa nova demanda, o poder público junto com os profissionais da área                                                                                                                                                                                                                              podem elaborar estratégias para qualificar os espaços públicos, desenvolver soluções urbanas para áreas mais afetadas e dar espaço para a população poder participar ativamente de todas as decisões.

Um exemplo de projeto para melhorar a cidades pós – pandemia, foi o manifesto que o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e demais entidades representantes do setor, lançaram em 2020, “Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia”. O qual tinha como intuito mostrar aos candidatos das eleições e à sociedade, elencando assim pontos fundamentais para qualificarem as cidades para todos.

 “Grandes avanços podem ser alcançados por meio dos instrumentos previstos em nosso marco regulatório urbano, como a própria Constituição Federal, o Estatuto da Cidade e o Estatuto da Metrópole para diminuir as distâncias entre a cidade real e a cidade ideal” (REVISTA AREA, 2020)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com