TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura Hostil

Por:   •  18/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.565 Palavras (11 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE TIRADENTES

WILLIAN ALVES DA SILVA

ANÁLISE DO IMPACTO URBANO DO COMPLEXO VIÁRIO GOVERNADOR MARCELO DÉDA NO BAIRRO INÁCIO BARBOSA
(Projeto de Pesquisa)

Aracaju

2017.2

WILLIAN ALVES DA SILVA

ANÁLISE DO IMPACTO URBANO DO COMPLEXO VIÁRIO GOVERNADOR MARCELO DÉDA NO BAIRRO INÁCIO BARBOSA

[pic 1]

Orientador: Prof. Ma. Simone Alves Prado Menezes

Aracaju

2017.2

1 TEMA E DELIMITAÇÃO

Tema: Arquitetura Hostil

Delimitação: ANÁLISE DO IMPACTO URBANO DO COMPLEXO VIÁRIO GOVERNADOR MARCELO DÉDA NO BAIRRO INÁCIO BARBOSA

2 PROBLEMÁTICA

               A partir da década 60, ocorreu uma grande migração das zonas rurais para os centros urbanos devido a alteração da atividade de relação de trabalho que estava passando por um processo migratório, tal informação pode ser comprovado por dados apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que afirma que houve  aumento de quase 23 milhões de pessoas que vivem nas cidades (num total de 160,9 milhões de pessoas) resultou em um grau maior de urbanização, que passou de 81,2% em 2000, para 84,4% em 2010.

                Segundo Mota (1999, p. 17) “O aumento da população e a ampliação das cidades deveria ser sempre acompanhado do crescimento de toda a infraestrutura urbana, de modo a proporcionar aos habitantes uma mínima condição de vida.” Ainda segundo o mesmo autor, “a ordenação deste crescimento faz-se necessária, de modo que as influências que o mesmo possa ter sobre o meio ambiente não se tornem prejudiciais aos habitantes.”. Porem a realidade que se encontra é totalmente diferente da que sugere o autor, na maioria das vezes não se tem o planejamento ou tem-se um planejamento urbano inadequado para garantir um desenvolvimento urbano adequado, tal falta desse planejamento urbano acaba desencadeando ainda a mais a falta de infraestrutura.

Segundo Gonçalves (1995, p.68)[pic 2]

Fica claro que no Brasil se discute o planejamento urbano das cidades de forma errônea, o autor afirma a importância da junção do poder publico nas discussões que acercam o planejamento urbano regional das cidades, que cada vez mais, estam se expandindo de forma rápida e sem planejamento.

              A crescente expansão dos centros urbanos faz com que surge uma nova malha urbana que  muita das vezes não são planejadas, acarretando assim problemas de mobilidade urbana, tem se a ideia que para a fluidez dos veículos na malha urbana seja necessário a abertura de novos caminhos para que se possa escoar esses veículos, mas diante de estudos comprovados, sabemos que não é bem assim.  Ao abrir um novo viário para fluidez dos veículos não estaremos desafogando os trafego e acabando com seus respectivos problemas, apenas agravando a situação ainda mais, pois essa não é a solução, tendo em vista que no  momento em que damos mais espaços para os carros em nossas ruas, acaba segregando a população já que essa proposta de mobilidade urbana só integra o carro na malha urbana, o pedestre é hostilizado.

              Em Cidades para Pessoas , Gehl (2013) afirma que o aumento do trafego de veículos, faz com a rua se torne um ambiente desconfortável para se ficar ali, a poluição, os ruídos dos automóveis, desconvidam as pessoas a irem pra rua. Ele também afirma aqui que é diferente o pensar de uma cidade para carros e de uma cidade para pessoas. A cidade para carros são as cidades que conhecemos hoje, a cidade para pessoas existem poucos exemplos, um deles é Copenhague “Os requisitos diferentes de uma arquitetura para 5 km/h e de uma arquitetura para 69km/h devem logicamente levar a tratar tipos de espaços diferentes como espaços separados, ou melhor ainda, reunir atividades num espaço cuidadosamente articulado(...).”

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

            Analisar quais os impactos urbanos que a obra do complexo viário Marcelo Déda causou em seu entorno, identificando os problemas causados na vida da população desse entorno, apresentar a caracterização da processo urbanístico do bairro         Inácio Barbosa e propondo assim um projeto de melhoria desse espaço urbano, afim de dinamizar e integrar de forma humanista essa área do bairro Inácio Barbosa.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar o impacto ambiental do complexo viário no Bairro Inácio Barbosa
  • Comparar por meio de um estudo cronológico, o comparativo do bairro antes e hoje
  • Aplicar pesquisa de campo com os moradores do Bairro
  • Propor uma intervenção urbanística

4 JUSTIFICATIVA

              A obra do complexo viário Marcelo Déda é composto pelo viaduto Jornalista Hugo Costa, pelas avenidas Paulo VI, Tancredo Neves, Vereador Manoel Dória, e ponte Procurador de Justiça Gilberto Vila-Nova de Carvalho, um obra iniciada em 2013 e concluída no ano seguinte, foi apresentada pela prefeitura de Aracaju a fim de melhorar a mobilidade urbana,  fica-se a duvida de qual tipo de mobilidade urbana eles queriam ter com esse complexo, seria uma mobilidade para os automóveis que acabou deixando de lado a vida tranquila que essa localidade tinha antes?

              Quando não há um correto planejamento urbano e investimento em alternativas ao uso das rodovias como meio de locomoção, as cidades sofrem com a superpopulação de automóveis, que por sua vez são responsáveis pelo “inchaço nas estradas”, provocando congestionamentos e prejudicando a qualidade de vida da sociedade. Todos esses reflexos acabam comprometendo a mobilidade urbana das pessoas, gerando assim um fluxo vicioso de problemas urbanos, como mostra a ilustração.

Ilustração 1 – Fluxo Vicioso do crescimento urbano Desordenado

[pic 3]

Fonte: http://www.ibam.org.br/media/arquivos/estudos/mobilidade_urbana.pdf

               A obra desse complexo viário hostilizou parte do bairro que tinha uma característica morfológica bem diferente da qual se encontra hoje, calçadas foram reduzidas para dispor mais espaços para os automóveis, parte de áreas verdes importantes para o conforto térmico e ambiental foi afetada pela construção do complexo, e dentre outras problemas urbanos.

              A partir do momento que se instiga o uso de mais automóveis individuais nos tecidos urbanos por meios de novas vias, acaba gerando o aumento do tráfego tirando assim toda vida da cidade, que no caso especifico de parte do bairro Inácio Barbosa. Analisar os impactos da obra do complexo viário Marcelo Déda no seu entorno torna-se necessário para analisar os danos que esse empreendimento causou no bairro Inácio Barbosa e como afetou a vida dos moradores locais, o aumento do tráfego de automóveis e a implantação de um viaduto na área, desencadeou alguns empecilhos da vida urbana dos moradores. O bairro Inácio Barbosa é predominantemente residencial, e complexo implantado ocasionou transtorno ao bairro dividindo-o ao meio e mudando drasticamente a paisagem urbana do bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (693.8 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com