TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura da Felicidade

Por:   •  23/11/2020  •  Resenha  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Arquitetura e Urbanismo

Aluno: Luciano Silva de Jesus

GOSTO SE DISCUTE ?

A beleza é um grande impasse para todos os seres humanos, pois o que é belo para uma pessoa, não é bela para a outra. No documentário, Arquitetura da Felicidade - Gosto se Discute, deixa de forma concreta o relativismo sobre a beleza de cada construção, ou seja, cada pessoa tem seu próprio estilo e gosto. Dessa perspectiva, existe um desentendimento do que é uma casa bonita, sobre qual é a melhor abordagem a ser adotada do que é belo e o que não é.

Por outro lado, muitas pessoas falam que a beleza em uma obra é essencial e fundamental, pois que a estética traz mais boniteza. Um cidadão chamado Oscar Wilde, disse que a escolha errada de papel de parede o fazia chorar mais rápido que uma morte na família. Outro cidadão, Stephen Calloway, que mora nas proximidades de Londres, para ele a beleza pode fazer com que as pessoas vive melhor, porque ela afeta a felicidade e a espiritualidade e considerando que a estética é mais vantajoso do que o próprio conforto dele.

  Desde o início da arquitetura, as pessoas acreditavam que os prédios poderiam ser repositórios de sentimentos e ideias valiosos e ser venerados por isso. Outro ponto importante, é que na maior parte da história do cristianismo, a idéia predominante também é a de que as construções poderiam ajudarem a  manterem fiéis aos princípios da religião.

Relatando, também, que a igreja católica investiu muito na decoração de igrejas e catedrais, acreditando que certas construções poderiam reorientar as almas, transformando em pessoas melhores. Então, é interessante notar como questões de estilo e design são levadas a sério nos mosteiros, pois o local, em que uma pessoa está, influência fortemente suas crenças.   

  Os arquitetos e artistas do Islã tradicionalmente acreditavam que um prédio pode nos influenciar positivamente, como pensam os católicos. No centro do pensamento islâmico, há crença de que visitar um belo prédio não é somente agradável, mas significa uma experiência direta e convincente de manifestação da fé.

Levando em conta que no tempo medieval, o ocidente associava ambientes belos com luxos, um tipo de decadência, como se passasse um tempo em lugares bonitos que pudesse corromper. Mas o que é interessante sobre o pensamento teológico islâmico é a sugestão de que um ambiente bonito pode torná-lo melhor, porque o que chamamos de belo é realmente uma manifestação material, num nível psicológico e moral, de bondade.

No islamismo e no catolicismo tradicionais, a equação moral entre beleza e bondade conferiu seriedade e importância a todos os tipos de arquitetura. Poderíamos chegar a até entender Deus, por meio dos prédios. Contudo, Mas com a ascensão do protestantismo no cristianismo, emergiu um novo pensamento sobre o papel da arquitetura. A essência da visão protestante global é que o estado de sua alma não tem relação com onde você vive ou cultura.

Esse confronto teológico entre quem pensava que o ambiente importava enormemente e aqueles que consideravam isso frívolo ou até decadente resiste nos debates atuais sobre a importância da arquitetura.

 Em meados do século XVIII, um aristocrata recém-casado queria uma casa clássica, mas sua esposa queria uma casa no novo estilo gótico. No fim, decidiram fazer meio a meio, de acordo com seu gosto. Diante disso, as discordâncias do casal sobre estilo logo foram replicadas em todo o país. Com a exuberância e alegria de suas construções, essa nova liberdade de estilo criara um problema sério, pois estava difícil de decidir o que é belo com tantos estilos disponíveis.

No fim do século XVIII, um novo grupo começou a construir, além dos arquitetos tradicionais. Eram chamados de engenheiros, produtos da Revolução Industrial. Homens como Isambard Kingdom Brunel, que construiu a ponte suspensa Clifton, os engenheiros tinham uma nova abordagem sobre a beleza que refletia, em vários aspectos, a visão protestante da relativa falta de importância da dimensão estética das construções.

Os engenheiros recomendaram que os arquitetos parassem de se preocupar com a aparência, e vissem se a construção funcionava ou não. A ênfase devia ser na função, e não na aparência.

                      Com isso, engenheiros agora recomendavam que todos os arquitetos deveriam segui-los na busca implacável pela função e pela eficiência. As invejáveis certezas dos engenheiros seduziram uma geração inteira de arquitetos que surgira no final do século XIX, conhecida como modernistas. O mais virulento, comunicativo e famoso deles foi um suíço, chamado Le Corbusier,que apareceu na cena arquitetônica no começo dos anos 20.

Em Dubai, o arquiteto é livre para construir no estilo que quiser, qualquer cor, forma e material. Umas das pessoas importante de Dubai, foi o Xeque Mohammed que tinha um gosto eclético de construção. Seu principal foi  empreendimento de Al Arab, pois tinha características tecnológicas modernas de ficção científica e babilônico.

 Dessa maneira, a beleza nas construções para alguns são necessário, pois se sente mais à vontade e confortável, mas para outros, estética não significa nada, o que realmente vale, se a obra é funcional.  Nesse excepcional documentário, foi eficaz no entendimento do pensamento do cidadão, do que acha belo ou não, pois várias pessoas assimila obra como pessoas, e a estética sendo fundamental.

Com isso, o que foi relatado no do documentário, que essa análise varia de cada observador, defendendo seu ponto de vista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com