TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura da felicidade

Por:   •  17/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE PAULISTA – CAMPUS GOIÂNIA

“A ARQUITETURA DA FELICIDADE”

SETEMBRO – 2014

GOIÂNIA - GO

A arquitetura da Felicidade

No que se diz respeito à arquitetura, o século XX com certeza foi um século marcante devido as grandes mudanças, incluindo o pensamento e o conceito de morar influenciados por uma revolução tecnológica e comportamental decorrente da sociedade no momento.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre.

O trabalho de alguns grandes arquitetos como Oscar Niemeyer no Brasil, Le Corbusier na Europa e Frank Lloyd Wright na América, exerceram grande influência sobre os outros profissionais que passaram a admirar e absorver tais estilos incorporando-os a arquitetura das cidades.

No documentário “A Arquitetura da Felicidade” o autor faz um tour pela filosofia e psicologia da arquitetura, com exemplos que vão da Holanda ao Japão. Ele defende que devemos morar em casas que reflitam nossos valores e a época em que vivemos, desligando- se do antigo, de épocas passadas e sugere uma forma de morar que leva em conta valores como flexibilidade, novas tecnologias, contato com a natureza e convivência comunitária.

Entretanto, o documentário revela a resistência da maioria das pessoas em relação às construções modernas, colocando em dúvida a identidade das cidades, e a privacidade dos moradores, reflexo também do fracasso nas primeiras moradias comunitárias. Além disso, a grande desconfiança em relação aos novos materiais e métodos construtivos.

Porém passado algum tempo o autor mostra a maior aceitação das pessoas e o gosto pelo moderno. A casa vista como reflexo de seus moradores, algo além de apenas um abrigo, mas um lugar confortável, funcional, prático, moderno e ao mesmo tempo aconchegante e íntimo remetendo a personalidade de cada morador.

”Afinal, o mundo contemporâneo é um lugar para sentir-se em casa.”

Referências Bibliográficas

Acesso em 23 de setembro de 2014, às 19:30 horas.

  • http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/historia/arquitetura-moderna-o estilo-dos-grandes-mestres/

  • https://www.youtube.com/results?searchquery=arquitetura+da+felicidade

  • http://www.youtube.com/watch?v=leVBAz5wu0o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com