TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura da Habitação

Por:   •  28/8/2018  •  Bibliografia  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

O partido do edifício de uso misto foi desenvolvido em cima dos estudos do mine GI, na qual tem como finalidade estimular a vivacidade de pessoas, oferecendo assim qualidade de vida e movimento a cidade.

Lote 01

Com a implantação do recorte definida pelo Mine Gi, iniciou-se os estudos de forma, usos, parâmetros e volumetria.

O Terreno 01 se encontra em um local privilegiado de fácil acesso. Fazendo esquina com duas populares ruas da cidade: Rua Araranguá, e Rua Anita Garibaldi. É marcado pela ocupação de comercio, prestação de serviços e moradia em seu entorno.

Diretrizes:

HABITAÇÃO/ DIVERSIDADE

O projeto contará com funções e usos diferenciados entre eles.

  • Torre Habitacional: comportará apartamentos com metragem quadrada diferenciadas para ser utilizados por pessoas que queiram morar sozinhas famílias com número menor e maior número de membros.  
  • Prestação de serviços: será destinado para abrigar escritórios de diversos profissionais. As salas poderão ser utilizadas pelos moradores dos prédios, mas como tambem moradores da região. As mesmas terão planta livre.
  • Comércio: O comércio terá acesso direto pelo pavimento térreo, facilitando o acesso em geral.

PÚBLICO / PRIVADO

  • O Ambiente público será fundamental, pois é beste espaço que ocorrerá integração entre o consumidor (comércio), pedestres (morador da região) e morador do complexo.
  • O comércio como espaço de troca (espaço terciário), também complementará o espaço público garantindo maior movimentação de pessoas em diversos momentos do dia-a-dia.
  • O espaço habitacional se caracterizará mais privado, permitindo aos moradores privacidade necessária para uma boa qualidade de vida. Alem disso irá contar com espaços para descanso e encontro dos usuários.  

MOBILIDADE

Quando ocorre a possibilidade de atender ás diversas necessidades “corriqueiras” do dia-a-dia das pessoas, com diversificados usos localizados em um mesmo edifício, a mobilidade se transforma. Deixa de ser um “empecilho” para a população e se torna uma aliada.

CAMELÓGRAMO

A PROPOSTA DO PROJETO

A ideia do projeto iniciou-se com a análise da topografia, como o terreno continha um desnível de 0,60 cm de uma extremidade a outra longitudinalmente, foi considerado aterrar o lote deixando-o plano. O material que será utilizado para o aterro é o solo rejeito da escavação do subsolo.

 Como o edifício de uso misto ficará em um lugar privilegiado, começou-se os estudos de setorização. Surgindo assim duas torres, uma maior e outra menor. A torre maior será destinada a habitação (uso privado), a torre menor será destinada a comércio e serviço, onde em seu térreo será comercio, e no primeiro pavimento serviço. A mesma ficará locada na testada com da Rua Anita Garibaldi, assim possibilitando uma ligação entre o mercado público e peatonal em circuito. Garantindo assim o movimento de pessoas em diversos horários do dia.

O desenho do edifício teve como partida um módulo, de 7,50m X 5,30m, onde ele foi de duplicando e criando assim uma estrutura. Determinando assim que a estrutura sua estrutura e auxiliando no desenho do subsolo, delimitando assim vagas de 2,50m de largura.

Após ter um retângulo configurado por modelos, começou-se a mudar os desenhos, ganhando algumas subtrações, e ficando por fim no formato de um L.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (66.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com