TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura da Terra

Por:   •  11/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

Arquitetura de Terra: uma forma milenar e econômica de construção.

A humanidade, a mais de 9000 A.C, África e Oriente Médio, já usava a terra como material natural para as construções de cidades.

Com as inovações tecnológicas, essa técnica foi esquecida.

Hoje, por falta de conhecimento científico desse material, tem-se um errado conceito, onde a terra é símbolo de antigo e pobre e o cimento e polímero é a modernidade.

Observa-se que todo setor da construção civil, tem participação bastante significativa na degradação ambiental. Com isso fica evidente a necessidade de implantar sistemas construtivos que se enquadrem nos parâmetros da sustentabilidade.

A Arquitetura de Terra ressurge de maneira oportuna:

* excelente durabilidade;

*versatilidade;

*viabilidade econômica;

*isolamento térmico;

*possibilidade de renovação interna do ar;

*redução impacto ambiental;

*facilidade de transferência tecnológica.

Pelo mundo temos exemplos de muitas construções de terra:

[pic 1]

Mesopotâmia - Iraque

[pic 2]

Chan Chan – Peru

No Brasil, os escravos africanos que trouxeram o conhecimento da terra crua para a construção. Ela prevaleceu onde a pedra era de difícil extração.

Técnicas utilizadas: taipa de pilão, adobe e taipa á mão (pau a pique) [pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

A Taipa de Pilão recebe essa denominação por ser socada com o auxilio de uma mão de pilão. A forma de madeira que sustenta o material durante sua secagem é a taipal.

Preparo: A terra é disposta a 15 cm de altura e é impressionada até que atinge sua densidade ideal. Quando o barro chega á altura a 2/3 do taipal, recebe elementos envolvido por vegetação, geralmente folha de bananeira. Esses materiais criam abertura na taipa, que permitem o ancoramento de estruturas em nova posição. Ao final do procedimento, a forma é retirada e não há necessidade de aplicação de revestimento.

É possível adicionar elementos para melhorar o desempenho, como o cimento. Par dar mais estabilidade e o hidrofugantes, para impedir fungos.

Vantagens: redução de custo, considerando 90% de materiais provenientes da própria construção.

Observações: é fundamental distribuir o peso sobre as paredes e sistemas elétricos não são embutidos, pois cortes podem comprometer a estrutura, então são instalados em tubos e cantoneiras aparentes.

Adobe (palavra árabe-barro) são paralelepípedos de barro cru.

[pic 6]

Preparo: a terra deve ser pouco argilosa e muito arenosa. É misturada água, até que seja obtida uma mistura plástica, o barro, ao qual pode ser adicionada palha picada, ou outras fibras vegetais, ou estrume. O amassamento é feito com o pé ou por animais. Depois moldado a mão, em forma de madeira ou metálicas, desenformado e posto para secar (de 3 a 5 dias).

[pic 7]

Vantagens: é feito manualmente, não passando pela etapa de queima em fornos de alta temperatura, evitando o desmatamento e liberação de gás carbono CO2. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (542.8 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com