TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura de Gelo

Por:   •  26/8/2019  •  Projeto de pesquisa  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Luis Gustavo Martins Farias  CPD: 41740

Arquitetura no gelo

Sistema de conservação

Projeto de pesquisa

Professor: Carlos Café

Disciplina: Seminários

BRASÍLIA/MAIO/2017

SÚMARIO

Delimitação do tema          02

Justificativa          03

Pessoal          03

Social          03

Acadêmica          03

Definição do problema          04

Hipóteses          05

Objetivos          06

Gerais          06

Específicos          06

Referências bibliográficas          07


  1. Sistema de conservação

Essa pesquisa ira tratar sobre a arquitetura de gelo e sua conservação, a princípio o iglu foi um dos primeiros tipos de construção utilizada com esse material com o intuito de proteger das condições climáticas como nevoeiros e frio extremo.

Os iglus são comuns em locais onde geralmente tem uma incidência de neve considerável, são moradias temporárias e simples, pois, os esquimós as utilizam apenas como abrigo durante as nevascas e nevoeiros, assim sobrevivem em durante toda sua viajem e logo que o clima ameniza os eles seguem seus caminhos.

É uma arquitetura de construção rápida em comparação as outras construções e com a tecnologia pode possuir tanto conforto quanto a convencional. Essa estrutura é feita com blocos de gelo regulares, encaixados um sobre o outro, por ter a forma circular (assemelha-se com uma cúpula) não há necessidade de outro material para unir os blocos, o iglu trabalha bem a compressão.

Na construção do iglu são necessárias saídas e entradas de ar (aberturas e túnel de entrada) para que o ar circule e o iglu possa ser habitado. Apesar de ser feito de gelo a forma como é construído fisicamente é mais aquecido comparado com a temperatura externa do iglu, o ar quente se concentra no “teto” do iglu e o aquece internamente.

Inspirados na estrutura do iglu localizados nos países mais próximos ao círculo polar norte, os hotéis de gelo são grandes estruturas que com o apoio da tecnologia e arquitetura os tornaram possíveis.

Em termos estéticos, as obras de gelo fornecem uma vista similar ao vidro, porem turva e utilizando iluminação natural tornando o projeto sustentável e ecológico.

Em alguns hotéis é possível seu funcionamento o ano inteiro com ajuda de aparelhos para manter suas temperaturas, e outros funcionam apenas no inverno e todo ano são reconstruídos de forma diferente.

  1. Justificativas

Pessoal

As estruturas de gelo no caso dos hotéis, como atração turística, traz elegância ao ambiente, formas orgânicas e uma agradabilidade visual incomum, com muita originalidade. No caso dos iglus além de funcionalidade e sustentabilidade tem uma estrutura inteligente e prática em sua construção.

Social

Como ponto turístico é um espaço de interação, convidativo para visitantes do mundo todo por seu visual e formas diferentes, uma forma de entreter o público.

Acadêmica

Academicamente as técnicas de conservação do gelo e sua estrutura são pontos importantes a serem pesquisados e estudados, tendo em vista que o gelo deve ser conservado o ano inteiro no caso dos hotéis, e que a estrutura do iglu é mais aquecida interiormente apesar de ser feito de gelo.

  1. Definição do problema

Como manter a temperatura e conseguir que o gelo se mantenha intacto, sem que comprometa a estrutura? Como conseguir alcançar uma estrutura firme e estável utilizando gelo e neve?

  1. Hipótese

Na região onde são construídos os iglus e hotéis de gelo as temperaturas são baixas, porém em certas estações o gelo não resiste e acaba derretendo, em certas cidades até com ajuda de aparelhos é difícil manter a estrutura sem riscos de desabamento ou acidentes. O aquecimento global é outro fator que interfere nessa situação impossibilitando ainda mais a estrutura, comprometendo-a e impossibilitando a habitação.

Uma das soluções às quais, o hotel utiliza é simplesmente reconstruí-lo todos os anos no inverno e destruí-lo em seguida quando sua estrutura já não suportar os fatores climáticos e se deteriorar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com