TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura do antigo Egito

Por:   •  9/4/2019  •  Resenha  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 4

A Arquitetura do antigo Egito

Em principio, a arquitetura deste povo não foi muito estudada, pois se tinha uma grande preocupação em escavar os objetos de valor, uma localização de difícil acesso e apenas templos e monumentos tinham seu material de construção mais resistente.

No começo, os egípcios resolveram se mudar do Saara verde para perto do rio Nilo, estes, escolheram esta área não por acaso, mas sim por sua linearidade e ortogonalidade e aprenderam a usar o rio a seu favor e a cultivar. Eles aprenderam que, em certa época do ano, o rio teria inundações ou secas, então descobriram o momento especifico que seria melhor para o plantio.

O povo egípcio se dividia em alto Egito e baixo Egito, onde a parte ocidental se tinha a necrópoles e a oriental se tinha os templos.

Suas casas eram diferenciadas a partir de profissão do individuo que a abitassem, sendo para os de produção agrícola sua residência era mais solida e resistente, enquanto para os caçadores suas casas eram de matérias como madeira e peles. A casa tinha tipicamente um pátio interno que também serviria como horta, às casas tinham terraços e as famílias de maior prestigio poderiam usar muros de adobe.

Antigamente, eles tinham como forma de tumulo as mastabas, que eram retangulares e feitas de adobe ou tijolos, possuindo um teto abobado e um acesso a câmara por um poço. Porem, em um certo momento o rei da III dinastia Com Zoser solicitou para Imhotep que lhe construísse um templo funerário em Saqqara, o Imhopet resolveu colocar varias mastabas já feitas de pedras uma em cima de outra criando 6 camadas e a primeira pirâmide. Depois disto, nasce o período das pirâmides.

Alguns estudiosos acreditam que para que se pudessem elevar aquelas pedras, eles teriam feito algum tipo de treno, ou ate mesmo uma espécie de varias comportas para que as pedras, amarradas e matérias que boiavam, pudessem subir pelas pirâmides.

Os templos são algo de grande valor e a própria utilização de pedras para sua construção demostra isso já que este material esta associado a casa dos deuses. A entrada dos templos geralmente era feita por caminhos que continham esfinges de ambos os lados. Os templos eram enormes e geralmente estavam sustentados por colunas.

Os projetos dos templos egípcios enfatizavam a ordem, simetria e monumentalidade, combinando formas geométricas com motivos orgânicos estilizados. Elementos dos desenhos dos templos também aludiam à forma dos primeiros edifícios egípcios.

Os monumentos fúnebres também era algo muito importante na época, o Templo funerário Hipogeu é uma câmara escavada, que foi esculpida dentro de uma montanha, ele foi construído pelo faraó Ramsés II feito para ser dedicadoao seu culto e de sua esposa.

O templo de Hipogeu e de Mentuhotep I tinham o mesmo objetivo que o de Hipogeu.

Eles tinham como principal característica a linearidade da planta sendo esta contendo uma simetria axial.

As colunas egípcias eram feitas de baseadas com a disposição de recursos naturais em sua volta, em exemplo estão estas imagens apresentadas no slide, onde o capitel tem a mesma aparência da flor.

A arquitrave é a trave horizontal, a base é o ponto de encontro do fuste com o pedestal, o ábaco fica sobre o capitel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com