TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  2/11/2017  •  Resenha  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Arquitetura e Urbanismo

Instalações Prediais Elet. / Hidrau.

Professor: Marcelo

Aluna: Geisianne T. Alves

R.A: C16CG-7    Turma: AU5P30

                 

  A hidrologia é uma ciência dedicada ao estudo das águas, sua ocorrência, circulação, distribuição, propriedades físicas e químicas e sua relação com o meio ambiente. É uma área ampla de estudo, que abrange várias sub-áreas mais específicas, tais como:

- A hidrometeorologia, ciência que trata dos ramos do ciclo da água na atmosfera e na superfície. Integra a meteorologia e a hidrologia.

-A Limnologia, é o estudo de aspectos biológicos, químicos, físicos, meteorológicos, geológicos ou ecológicos. Referente a extensões de água doce (como lagos, pântanos etc.) incluindo, por vezes, águas correntes.

-  A Potamologia, ciência que estuda os cursos de água (rios, arroios).

- Oceanografia, estudo de oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação de fenômenos que neles se verificam.

- A hidrogeologia, estuda as águas subterrâneas quanto ao seu movimento, volume, distribuição e qualidade.

- Glaciologia, ciência que estuda geleiras e glaciares.

  A maioria dos estudos envolve mais de uma das sub-áreas pois estão interligados de tal forma que a explicação e o entendimento só são alcançados mediante a reunião dos conhecimentos das diversas sub-áreas.

  Na meteorologia, a precipitação descreve qualquer fenômeno relacionado á queda de água do céu (chuva, neve, chuva de granizo). Tem um importante papel pois é responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta. O orvalho e o nevoeiro não consistem em precipitações, mas sim dos resultados de um projeto de condensações.

  O aproveitamento de água da chuva em residências contribui em vários aspectos como a conservação de mananciais, redução de enchentes, tratamento e distribuição de água potável entre outros.  Em zonas rurais a cisterna (reservatório) é muito utilizada com o objetivo de acumular água para a utilização no período de estiagem. A água da chuva armazenada, não pode ser utilizada para fins potáveis. Um sistema de aproveitamento de água de chuva possui, em geral, os componentes a seguir:

- Área de coleta: Local onde a chuva precipita a fim de ser captada. Quanto maior for a área de captação, maior será o volume de água da chuva capturado e reservado. Levando em consideração que a área de captação deve suprir a demanda.

- Calhas e condutores: Condutores que levam a água captada até o reservatório. O dimensionamento deve seguir a NBR 10844.

- Dispositivo de descarte das “ Primeiras águas ”: Descarta a primeira água que lava a área de captação, local onde se acumula poeira e outras substâncias que podem alterar a qualidade da água. O descarte pode ser feito manualmente ou por dispositivos instalados em boias de tanques.

- Separador de materiais grosseiros: Dispositivo responsável pela separação de sólidos (galhos, folhas e etc), de modo a impedir que ele seja depositado na área de captação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com