TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  5/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.510 Palavras (7 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 7

AU _ Arquitetura e Urbanismo

Nome: Pedro Henrique Monteiro de Jesus RA: T9178 – F 2

Professor: Valdemar Neto

Resenha:  LUCIO COSTA E LE CORBUSIER: BRASÍLIA E A VILLE RADIEUSE SESSÃO / TEMÁTICA: OBRAS COMPARADAS

Lucio Costa nasceu em Toulon, na França, no ano de 1902, filho de brasileiros que estavam trabalhando na França, estudou em diversos países, retornando para o Brasil no ano de 1917, se forma em pintura e arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes, formado em 1924 se torna um dos mestres da arquitetura moderna brasileira. Sendo reconhecido por grandes obras no Brasil, em 1957 o Brasil ganha uma nova capital, que teria uma interpretação da Ville Radieuse, para o Plano Piloto, um estilo criado e elaborado pelo arquiteto Le Corbusier, entre o período de 1924 a 1935, estes dois projetos seria uma comparação que uma tipologia que poderia dar certo na capital.

Filho de mãe pianista e pai relojoeiro nascido em Chauxde-Fonds, na Suíça, no ano de 1887, estudou em diversas escolas renomadas, onde não se forma em arquitetura. Se muda para Paris com 29 anos, deixando de usar seu atual nome Charles-Édouard para Le Corbusier, se torna um grande viajante, onde assinala elementos do passado e do presente, principalmente elementos arquitetônicos e urbanos.

Le Corbusier e convidado para vim ao Brasil pelo Paulo Prado, com o intuito de ministra quatro palestras, porem o encontro seria no ano de 1936, após o resultado de um concurso para o Ministério da Educação e Saúde Pública para o Rio de Janeiro, o resultado nada satisfatório para o impacto que o Ministro Gustavo Capanema queria, então decide contratar Lucio Costa para realizar o novo projeto, com as ideias e traços corbusianas. Por decorrência do Ministro não ter ficado satisfeito com a primeiro resultado do concurso, convida novamente Le Corbusier para conferir o projeto e fazer parte da equipe para ajudar com consultorias para o Ministério.

Esta foi a primeira participação de Le Corbusier no país onde futuramente com uma carta de 6 de abril de 1955 cogitam uma futura participação de Corbusier no Brasil novamente. Juscelino Kubitschek assume a presidência do Brasil em 1956, e cria a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP) e coloca como Diretor Oscar Niemeyer responsável pelo Departamento de Arquitetura, portanto o presidente pretende criar uma nova capital para o país onde solicita que Niemeyer criaria um concurso urbanismo para Brasília.

Com a definição de onde seria o local da nova capital brasileira pela Constituição da República de 1891, Juscelino Kubitschek lança o concurso no ano de 1956 em 1957, Lucio Costa ganha o concurso. Brasília seria uma leitura de cinco pontos usados no projeto de Le Corbusier na Ville Radieuse, sendo eles o esquema, o sistema de circulações, o zoning, a morfologia das unidades de vizinhança e a tipologia residencial do edifício sobre pilotis.  

  • O ESQUEMA  

O partido para o Plano Piloto vem por meio de uma carta mandada por Le Corbusier em 1955 onde relata que o esquema deveria ser como um avião, que seguiria a mesma analogia da Ville Radieuse, que a cabeça deveria corresponder a um espaço destinado aos negócios (Cité d’Affairs); às áreas residenciais deveria ser os pulmões, (La Ville Verte); na coluna vertebral, deveria ser a parte onde ficaria com o foco destinado ao setor hoteleiro e público; e por fim o estômago, onde seria às manufaturas; e destinada às extremidades inferiores, o setor empresarial e industrial. Em um terreno plano, seria organizado em quatro funções urbanas corbusianas, setor habitacional, setor para trabalhos, e a circulação.

A Cité d´Affaires, seria 14 escritórios de grandes arranha-céus com 60 pavimentos para estas torres; A Ville Radieuse seria um equilíbrio para as atividades, individual, familiar e pública; construídas em um espaço totalmente aberto entre a cidade e a natureza; com a definição para o Plano Piloto deverá ter que ser dividido por dois eixos monumentais, o setor leste e oeste o setor norte e sul, o mesmo eixo que usou no projeto da Ville Radieuse. O eixo monumental terá que ser o setor leste e oeste; e Eixão o setor norte e sul, seguindo um princípio de uma cruz.

  • O SISTEMA DE CIRCULAÇÕES  

A Ville Radieuse possui um conjunto de vias onde separa os veículos dos pedestres, assim deverá seguir o mesmo princípio a nova capital do Brasil. Possuindo circulações, ortogonal ou diagonal, com cruzamentos que devera eliminar a ideia das ruas com corredores que devera separando a circulação dos pedestres dos veículos com níveis diferenciados. Para Brasília terá que eliminar qualquer tipo de cruzamento superior, as vias do eixão serão centrais como um tronco de uma árvore que terá conexão por seis tesourinhas (nome) colocado pelos moradores, estas tesourinhas deram acesso às vias dos eixinhos e aos setores comerciais.

As tesourinhas são acesso secundário para os automóveis pelo subsolo, com cruzamentos bem sinalizados, dando acesso e circulações livre do chão para os pedestres.

  • ZONING 

Para o Plano Piloto, terá que ter objetivo de um aspecto monumental, algo que é usado na releitura corbusiana sendo quatro escalas sedo elas: monumentais, Gregária, Bucólica e Residencial.

A onde dera ser localizado o Eixo Monumental precisara ter edifícios Monumentais que unira aos poderes da República, um dos monumentos será o palácio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, previsto na Praça dos Três Poderes. Seguindo por edifico seguindo ao sentido leste com altura de até oito andares, localizado na Esplanada dos Ministérios; em um ponto central se localizaria a rodoviária, atrás da implantação dos setores da autonomia do governo local, os comércios e hoteleiros; para o sentido oeste, espaços destinados ao esporte e a torre de televisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (99.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com