TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura e Urbanismo

Por:   •  30/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIESP

CURSO: Arquitetura e Urbanismo

TURNO: D/N

PROFESSOR (A):  Andrei de Ferrer

COMPONENTE CURRICULAR: THAU IV

PERÍODO:  P5

C.H.: 60H

SEMESTRE: 2020.1

NOME DO ALUNO (A):                                                               Data:          /          /

1. Ao longo do século XIX, parte fundamental do trabalho do arquiteto europeu era dar forma aos desejos individuais da burguesia abastada. Em contrapartida, as cidades viviam plenas crises de habitação e saúde pública, afetando a qualidade de vida principalmente dos menos afortunados. Ainda neste cenário, a crescente industrialização aperfeiçoava materiais inovadores de construção. Deste contexto surgem reformas teóricas, novas formas estilísticas e as propostas utópicas para uma nova sociedade. Entretanto, é na Europa do século XX que todos estes caminhos convergem para a formação de um novo movimento estético, técnico e ideológico na arquitetura. Os movimentos reformistas do século XIX dos Utopistas, das Cidades Jardim, além do Arts & Crafts e o Art Nouveau trazem princípios que serão absorvidos pela arquitetura do século XX. Quais são estes princípios e como são adaptados às novas propostas arquitetônicas? (Vale 1,25 pontos)

2. A origem da arquitetura moderna é disputada. Uma das narrativas relevantes é a norte-americana, que põe os movimentos da Escola de Chicago e da Escola dos Prados no protagonismo do pioneirismo moderno da arquitetura. Entre os personagens mais importantes está o Frank Lloyd Wirght. Sobre sua produção arquitetônica prévia a 1913, quais as principais influências estéticas, pessoais e históricas? Relacione-as com as principais obras do arquiteto neste período. (Vale 1,25 pontos).

3. A França é um dos palcos importantes para o desenvolvimento da arquitetura moderna. Nos primeiros anos do Século XX, Auguste Perret e Tony Garnier trazem importantes contribuições. Quais são e como são implementadas em seus projetos? (Vale 1,25 pontos)

4. Adolf Loos foi um dos principais nomes dos primórdios da Arquitetura Moderna. Entre suas contribuições teóricas estão o texto ´Ornamento e Crime´ (1), a teoria da Raumplan (2) e interfaces interpretativas entre arquitetura e psicanálise Fruediana (3). Discorra sobre estes três pontos e como eles apareciam nos projetos de Loos. (Vale 1,25 pontos)

5. A Deutscher Werkbund foi uma associação política que teve importante papel no nascimento da arquitetura moderna. Quais os valores políticos defendidos pelo grupo, e como eles aparecem na arquitetura, especificamente no projeto de fábricas? (Vale 1,25 pontos)

6. O arquiteto Bruno Taut esteve, entre as décadas de 1920 e 1930, à frente da GEHAG. O que foi essa organização, e qual o seu papel no desenvolvimento da arquitetura moderna? (Vale 1,25 ponto)

7. O movimento expressionista nasce nas artes visuais, mas tem ampla representação na arquitetura, no cinema e outras formas de produção artística. Quais as principais características do expressionismo na arquitetura e como elas podem ser identificadas nas obras de arquitetos como Hans Poelzig e Erich Mendelsohn? (Vale 1,25 pontos)

8. De Stjil’, ou Neoplasticismo, foi um movimento estético surgido na Holanda do Pós-Guerra através das contribuições de intelectuais como Theo Van Doesburg e Piet Montrian nas artes visuais e Gerrit Rietvelt na arquitetura. A principal preocupação do movimento era dar à Arte Abstrata uma forma arquitetônica, criando um novo método de projeto que incluía uma nova forma de pensamento volumétrico e o conceito de ‘Obra de Arte Total’. Explique como funcionam estes métodos e como eles estão aplicados nos projetos de mobiliário e edificações elaborados pelo movimento. (Vale 1,25 pontos)

Boa Prova!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (323 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com