TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura é Arte?

Por:   •  14/6/2020  •  Projeto de pesquisa  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Arquitetura é arte?

A arquitetura, de certo modo, é uma forma de auto-expressão, porém há a responsabilidade de se pensar e criar ambientes que sirvam adequadamente às pessoas que vão ocupar e usar este local. O projeto arquitetônico vai muito além da criatividade, pois há limitações com relação ao lugar, às necessidades do cliente, às condições financeiras, etc. Mas, também não podemos apenas criar um projeto sólido e funcional, é necessário haver um sentido da forma, uma estrutura formal/espacial e, com isso, acrescentar a arte sem sacrificar os condicionantes que são fundamentais e que se auto-relacionam, tais como: programa, lugar e construção. É necessário encontrarmos uma ordem capaz de ser identificada e valorizada através de um sistema formal, de forma que não falte e não sobre nada, conforme Alberti se refere às grandes obras de arquitetura. Portanto, a arquitetura é uma manifestação artística com um propósito, ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e determinada intenção.

Como exemplo, tenho como referência este projeto que é capaz de demonstrar a arte e arquitetura trabalhando juntas. Harpa – Reykjavik Concert Hall and Conference Center por Henning Larsen Architects e Batteriid Architects – Reykjavik, Islândia – em colaboração com Olafur Eliasson.

Os “quasi bricks” somados à luz natural criam um efeito lindo dentro e fora do prédio. Para concluir, finalizo com esta definição: "Arquitetura não é apenas uma coisa. Não é apenas uma arte... Tem que lidar com a situação real; Tem que fazer algo de bom para a sociedade." - Xiaodu Liu.................................. d de r y ii

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (31.1 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com