TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da Arte e Arquitetura - Barroco

Por:   •  10/2/2017  •  Seminário  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução Nascimento Barroco

A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa “pérola irregular” ou “pérola deformada” que representa de forma pejorativa a idéia de irregularidade.

O barroco - nasceu na Itália (Roma), no séc.XVII e se expandiu rapidamente para outros países europeus, Holanda, Bélgica, França e a Espanha atingindo mais tarde a América Latina.

O renascimento serviu de grande influência para esse novo movimento. Estourando uma crise: pelo desenvolvimento da política, da religião, da modernização da sociedade, do meio cultural. O conflito maior se dava entre a fé e a ciência.

A idéia do barroco era fazer uma fusão desses dois elementos. As igrejas atraía os fiéis, com o impressionismo, por isso foi denominado a arte da Contra-Reforma.

Rococó

No final do séc. XVIII o barroco é chamado de rococó e possui algumas peculiaridades, embora as principais características permaneçam nesta fase. No rococó existe a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos). Os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes.

Características gerais do Barroco

Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero.

• representação realista; movimento e infinito; predomínio do caráter emocional sobre o racional: impressionar os sentidos do observador, o qual a fé deveria ser atingida através dos sentidos e da emoção não apenas pelo raciocínio; efeitos decorativos e visuais através de curvas, contra curvas, colunas retorcidas; contrastes de luz e sombra; pintura com efeitos ilusionistas; amplitude, contorção; ornamentação exagerada; ausência de espaços vazios e gosto pela teatralidade.

Algumas manifestações da arte barroca

• pintura; escultura, talha dourada, azuleijo; arquitetura.

Pintura barroca

As obras pictóricas barroca tornaram-se instrumentos da Igreja, como meio de propaganda e ação. Não sendo apenas pinturas de santos e anjos, mas um conjunto de elementos que definem a grandeza de Deus e de suas criações.

Características da pintura barroca

• composição assimétrica; contraste de claro-escuro; realista; cenas de maior intensidade dramática.

Principais pintores barroco

• Caravaggio; Andrea Pozzo; Velázquez; Rubens; Rembrandt.

Escultura barroca

A escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitetura, tanto na decoração interior como exterior, reforçando a emotividade e a grandiosidade das igrejas.

Características da escultura barroca

• linhas curvas; drapeados das vestes; uso do dourado; realismo dos personagens (gestos e rosto) dramaticidade.

Principais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com