TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Ocidental em Fase de Assimilação

Por:   •  9/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO À ARQUITETURA E HISTÓRIA DA ARTE

Prof. Esp. Franciane Schreiner da Mota

Discente: Patrick Santos Alves de Souza        07 de junho de 2017

Referência da Obra:

GOMBRICH, Ernest H. A História da Arte. 16ª edição. Rio de Janeiro: LCT, 2000.

FICHAMENTO:

Capitulo 08 – A Arte Ocidental em Fase de Assimilação

 Durante esse período as imagens passaram a ser usadas como forma de transmitir os ensinamentos religiosos por meio de pinturas e esculturas feitas com o apoio da Igreja.

Depois da queda do império romano, a “Idade das Trevas” se refere ao período, aproximadamente, dos anos 500 a 1000 no qual os povos da Europa viveram em migrações e guerras sem

A arte passou a ser feita também em metais e madeira foi assim que surgiu as figuras esculpidas de dragões em navios dos povos bárbaros, pois para eles essa escultura tinham uma certa magia além de servir como decoração nas proas dos navios onde eram esculpidas.

Ao contrário da arte contemporânea, a arte deste período não valorizava a originalidade, e sim a precisão em produzir obras sob determinado estilo. “Não se podia fazer justiça a qualquer obra de arte medieval sem ter em mente esse propósito.” (p.165)

Não é correto dizer que Arte Medieval era exclusivamente de cunho religioso, pois o trabalho do artista também passou a ser requisitado pela nobreza, representando as vitórias do Rei em batalhas.

Capitulo 09 – A Igreja Militante

Por contas das numerosas batalhas que ocorreram durante esse período, algumas edificações foram destruídas, no que restou é possível perceber um estilo construtivo remetente aos feudos, o estilo usado ficou conhecido como estilo Normando. As construções (Igrejas) possuíam arcos arredondados, além de possuírem um pé direito grandioso e paredes densas, o que transformava os edifícios em grandiosos e robustos monumentos em pedra.

Por conta da robustez  dessas igrejas os arquitetos tinham grande preocupação com o seu peso, eles procurava abobadar essas edificações, para que pudessem vencer os grandes vão da naves centrais da Igrejas.

Além das grandiosas estruturas, as Igrejas passaram a receber suntuosas decorações, como as pinturas e esculturas de seus santos onde a arte passou a ser chamada de Arte Sacra onde os artistas puderam retratar nas suas pinturas os evangelistas, com um aspecto receptivo para demostrar aos fiéis quem poderia interceder por eles para que fossem salvos na eterna glória. Pois o efeito dessas imagens, foi tanto que poderiam ser comparadas as palavras de um pregador quando estava fazendo o seu sermão.

Por conta do rigoroso controle de censura que a Igreja detinha, é muito comum dizer que a Arte Medieval foi exclusivamente usada para alcançar os objetivos da Igreja, não é totalmente mentira, porém as exuberantes representações artísticas da Idade Média ressaltam o quão importante esse período foi para o desenvolvimento posterior da Arte, principalmente na pintura e arquitetura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (96.8 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com