TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte na Pré-historia

Por:   •  15/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

Arte na Pré-história

Durante o período Paleolítico, com o passar de anos, os homens primitivos foram descobrindo artifícios que ajudavam a sua sobrevivência e foram a aperfeiçoando, fazendo o uso de utensílios para tirar a banana do alto da bananeira ou lutar com seu inimigo, como por exemplo. Daí então, o homem percebeu que isso o ajudaria bastante e guardou varas e pedras para que pudesse usar no futuro.

Ainda nesse período, surgiram as pinturas das cavernas, onde na maioria das vezes mostravam caçadores matando suas pressas enquanto elas fugiam. Mas o que foi notado também é que não eram simples pinturas, algumas tinham um contorno negro e outras estavam pintadas com cores brilhantes, além de traçados seguros e vigorosos. Outra coisa que foi notada foi que as pinturas sempre ficavam no mais interior das cavernas.

Acredita-se que as pinturas faziam parte de um ritual magico para uma boa caçada, mas depois viram que poderia ser uma fase final de magia para matar, mas mudou-se esse pensamento, de acordo com o realismo transmitido nas pinturas, para que possa não ter sido o de “matar”, mas sim o de “criar” animais, pois um artista que acredita estar criando algo se empenha mais na qualidade daquilo que esta fazendo do que o outro que simplesmente produz uma imagem para ser morta.

A era Paleolítica chegou ao fim quando os homens fizeram suas primeiras e bem sucedidas tentativas de domesticar animais e cultivar cereais. O homem paleolítico havia levado a vida nômade de um caçador e coletor de alimentos, na era do Neolítico, embora o homem ainda dependesse da pedra como o material principal de seus utensílios e armas, ele aprendeu a garantir seu alimento através de seu próprio esforço e estabeleceu-se em comunidades permanentes nas aldeias.

A arte primitiva traz um traço dominante, reestruturação imaginativa das formas das naturezas, já que para mente primitiva, todas as coisas são animadas por espíritos poderosos. Por conta desses espíritos e rituais o homem precisava representar sua relação com os espíritos através de danças e rituais, dai surgiu a mascara, que até hoje é usada durante épocas do ano ou festas, também usadas por aqueles que querem trocar de identidade por algum tempo. A pintura não era muito valorizada comparada a escultura, porém algumas tribos indígenas que habitavam o sudeste dos EUA desenvolveram a arte sem precedentes da pintura em areia, que geralmente usavam em cerimônias de cura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com