TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Pré-história

Por:   •  25/5/2020  •  Resenha  •  1.075 Palavras (5 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 5

Arte pré-histórica

Chama-se de pré-história, por convenção, a época anterior à escrita. Frise que este fato não passa de uma convenção, pois civilizações complexas como a maia ou a inca se tornaram grandiosas sem utilizarem nenhum tipo de escrita, mas ainda assim evoluíram.

Ainda assim, o período pré-histórico é dividido em paleolítico e neolítico. O período paleolítico, ou período da pedra lascada, é dividido em:

  • paleolítico inferior (de 4 milhões de anos atrás a 300 mil anos atrás);
  • paleolítico médio (de 300 mi anos atrás a 40 mil anos atrás); e
  • paleolítico superior (de 40 mil anos atrás a 10 mil anos atrás).

Neste período, a arte foi desenvolvida de forma muito relacionada com rituais. Há muitas teses sobre os porquês das artes primitivas, mas a mais aceita afirma que os homens da época reproduziam, nas câmaras mais profundas das cavernas, os animais que eles caçariam. Acredita-se que isto é um ritual que trazia sorte aos caçadores, porque a dificuldade de acesso às câmaras sugere a ausência de um espectador, além do que o homem desta época era nômade.

Os animais eram reproduzidos em tamanho real, sugerindo respeito do homem pelo animal caçado. Outro ponto importante é que vários animais poderiam ser desenhados em um mesmo local, e técnicas de datação apontam que os animais superpostos não foram gravados na mesma época, ou seja, o local do desenho despertava algo místico nos homens.

As pinturas mais famosas da história são as de Altamira, na Espanha e as de Lascaux, na França.

Escultura

O homem começa sua experiência artística com a escultura, pois os homens produziram lanças com a técnica da escultura. Na escultura em si, muitas estatuetas de mulheres com peitos fartos, ventre e quadril foram encontradas. A estas estatuetas dá-se o nome de Vênus (Vênus Esteatopígia). A mais conhecida é a Vênus de Willendorf, retratada na imagem à esquerda.[pic 1]

Nota-se que o rosto e os membros eram ignorados, o que remete à ideia de que os homens da época a reproduziam para representar o que eles queriam (como a intenção relacionada à caça). Eles valorizavam a mulher fértil, capazes de reproduzir.


O período neolítico data de 10 mil a 4 mil anos antes de cristo. Neste momento, o homem fixa residência, adquire habilidades de cultivo e domesticação de animais. Isso faz com que os homens comecem a viver em aldeias. As pinturas deste período passam por uma revolução estilística, já que agora as pessoas são retratadas sem realismo (como eles faziam com os animais), e os animais, embora continuem retratados com realismo, não precisam ter as dimensões reais, como no período paleolítico. Neste momento é possível identificar relações sociais e movimento nas pinturas. O método de desenho se torna mais elaborado, capaz de se utilizar de símbolos para passar algo. O local das pinturas passa a ser em câmaras de mais fácil acesso. As pinturas também relatam a existência de diferentes tribos e de guerras entre elas. A vestimenta do homem (principalmente com relação aos chifres na cabeça) apontam que o homem ainda acreditava na aquisição da força física do animal, ou seja, o respeitava.

Arquitetura

No período neolítico surge a arquitetura, pois os homens se fixam. Um exemplo de arquitetura são os Nuragues. Uma hipótese é que o Nurague funcionasse como uma torre de proteção da região. Outras teses apontam que o Nurague funcionasse para enterrar os mortos.

[pic 2]

Os monumentos megalíticos eram construídos com pedras grandes utilizadas na arquitetura. As três formas de megalíticos do neolítico são:

  • Menir: Pedra grande fincada no solo, no sentido vertical.

[pic 3]

  • Dólmen (ou trílitos): Conjunto de dois ou mais menires com uma pedra acima, no sentido horizontal.

[pic 4]

  • Cromelque: Combinação de menires e dólmens em um arranjo circular.

[pic 5]

As pedras colocadas nestes monumentos pesavam cerca de 25 toneladas, o que torna um mistério o método de construção até os dias atuais.

Outras formas de arte

Tanto no período paleolítico quanto no neolítico, são encontradas evidências de práticas de música, teatro e dança. Como a música, o teatro e a dança são artes efêmeras, o assunto é tratado na forma de hipóteses. As três formas que se destacam para compreendê-los são por meio das tribos aborígenes, de pinturas rupestres e pelas danças e costumes populares que resistem às mudanças na sociedade.

Foram encontradas flautas feitas de chifres de animais, desenhos retratando danças e rituais, e máscaras. Tudo isso coincide com a explicação mais aceita da arte do período, ou seja, com a versão ritualística da arte. As máscaras estão extremamente ligadas com a ideia de representação, pois aquele que utiliza uma máscara incorpora a personagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (499.4 Kb)   docx (608.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com