TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Contar Historias

Artigos Científicos: A Arte Contar Historias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento do LivroContar Histórias: Uma Arte Sem Idade

SILVA, Maria Betty Coelho. Contar histórias: uma arte sem idade. 10ª ed. São Paulo: Ática,1999.Resumo:A autora relata suas experiências como contadora de histórias, que teve início durante seuestágio no curso de magistério, numa tentativa muito bem sucedida de chamar a atenção dascrianças que se encontravam numa sala na mais completa desordem e agitação. Percebeu queas histórias prendem a atenção dos ouvintes, além de informar e socializar. Por sentir-se tãogratificada com esta “arte”, decidiu escrever o livro para ensinar técnicas e reativar o interessedas pessoas para a importância de se contar histórias. (p. 7-8)

Capítulo 1: Escolha da históriaA história a ser contada, além de ser condizente com os interesses dos ouvintes, que variam deacordo com a faixa etária, deve levar em conta o estilo e o gosto do narrador. Este, por suavez, deve adaptar a linguagem escrita, respeitando as peculiaridades de cada faixa etária,tornando a narrativa mais dinâmica e interessante. (p.13-14)

Capítulo 2: Estudo da história infantilA autora enfatiza a importância de se captar a mensagem implícita na história, identificandoseus elementos essenciais, que devem ser contados na íntegra, e os detalhes, que podem ser descritos conforme a criatividade do narrador. (p. 21-22)

A conclusão deve ficar a cargo dosouvintes, que no máximo, devem ser questionados sobre como agiriam se fossem os personagens, sem que o contador aplique lições ou aponte a moral da história. (p. 24)Capitulo 3: Formas de apresentação das históriasHá diversos recursos para se apresentar uma história como a simples narrativa, narrativa comauxilio de um livro, uso de gravuras, flanelográfo, desenhos ou ainda, com a interferência donarrador e dos ouvintes. (p.31) Uma mesma história pode ser contada de várias formas, adepender dos objetivos e das circunstâncias. (p. 46)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com