TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Discursiva

Por:   •  18/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Discursiva

   A troca de informações entre autores é de grande importância para que haja um vínculo dos fatos propostos no texto científico, contendo a possibilidade de ampliar informações que melhoram o entendimento dos  pontos contidos no texto, assim trazendo  sobre assuntos já abordados por diferentes pesquisadores,  torna-se importante  abrir espaço para alinhar, discutir e  fundamentar as argumentações.

   Citações e referências estão presentes no texto para sustentar, acrescentar, esclarecer e até mesmo nortear o leitor sobre o assunto abordado no texto, possibilitando uma melhor compreensão, o acesso ao resultado da pesquisa se torna mais rápido, contendo sua localização e fontes, identificando a autoria dos criadores validando a reutilização e impedindo o plagio trazendo também dados, mostrando transparência  da pesquisa científica, citações e referências estão presentes no texto com o fito de sustentar, acrescentar, esclarecer e até mesmo nortear o leitor sobre o assunto abordado no texto,

   As pessoas ao pesquisar e procurar sobre um assunto especifico acham milhares de informações e opiniões convergentes e até mesmo divergentes da dele, as referências e citações existem para que haja uma acesso fácil e clara entre o trabalho que ele está produzindo e o que já existe, bem como para que os  próximos leitores possam  consultar a fonte que ele utilizou para chegar às devidas conclusões expostas no tema.

Ao redigir um texto dissertativo argumentativo, é necessário seguir normas de acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas, que foram feitas para dar características acadêmicas dando uma padronização nos trabalhos. Entre inúmeras normas da ABNT, temos o exemplo de citações e referências.

O texto deve conter diálogos com outros autores, pois ao escrever sobre um tema, ele provavelmente já tenha sido argumentado. por outros autores que se basearam em alguns trabalhos ou projetos, sendo assim, é de extrema importância as citações e referências do tema.

Por que é importante tais citações? Por comprovar que houve uma pesquisa sobre o assunto antes de escrever o texto e por que ajuda o leitor a ter um entendimento melhor, visto que alguns autores podem ter facilitado a explicação do assunto a ser tratado e de acordo com o site Estudo Prático. \u201cA referência precisa ter coesão e coerência com o parágrafo em que for utilizada, não adianta apenas jogá-la ali e pronto.\u201d Lembrando sempre que citações e referências enriquece a produção textual, por que além de facilitar o entendimento do leitor, mostra veracidade, mostra que a discursão do assunto não é \u201cachismo\u201d, onde o autor argumenta apenas o que acha sobre o assunto, então as referencias e as citações elas mostram que houve uma busca de veracidade e fundamentos científicos do texto.

Sendo assim, chegamos a entender o quanto é importante pesquisar sobre o assunto, para formular uma argumentação com referências e citações, para que o texto dissertativo argumentativo tenha caráter científico e seja digno de bons leitores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (212.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com