TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CASA DE BAIXO CUSTO

Por:   •  27/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.183 Palavras (9 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA

CASA DE BAIXO CUSTO

Gustavo Belém
Isabela Gomes
Joelson Gonçalves
Julio Souza
Rafael Oliveira
Raymara de Oliveira

INTRODUÇÃO

Toda pessoa tem o sonho de obter a casa própria, alguns conseguem com maior facilidade, outros nem tanto. A população brasileira que em sua grande maioria possui renda baixa e depende de salário mínimo para adquirir um imóvel sofre para conseguir uma casa padrão popular.

Existem diversos projetos sociais para adquirir um imóvel no mercado nacional, mas a maioria necessita de aguardar uma fila imensa de pessoas na espera de um chamado para obter um imóvel.

Os materiais utilizados na construção de residências populares não são recicláveis ou sustentáveis, o que acaba encarecendo muito no preço final. Pensando nisso, foi optado reutilizar contêineres que, após o uso em docas e transportes, acabam sendo desperdiçados em pátios, virando apenas sucata.  Mesmo após esse descarte, a vida útil de um contêiner chega a 90 anos se obtiver uma manutenção correta. Com isso, após um tratamento adequado do material, pode-se utilizar na construção de logradouros por um preço em média de 35% a menos que uma casa popular comum e em um tempo bem inferior. Para efeito de comparação, uma casa com 60m² (tamanho médio de um apartamento) utilizando contêiner pode ser finalizada em 45 a 60 dias.

Durante o desenvolvimento do projeto será estudado e comparado a construção de imóveis através de contêineres descartados, de forma a ser viável para populações de baixa renda realizarem o sonho de ter a casa própria de forma mais rápida e economicamente mais barato.

JUSTIFICATIVA

Atualmente existem vários problemas sociais e ambientais que implicam no desenvolvimento sustentável e na qualidade de vida das pessoas, dois deles são a falta de moradia segura e o descarte indevido de resíduos sólidos no meio ambiente.

Tendo em destaque esses dois problemas nosso trabalho tem como estudo um projeto que contribua para a solução de ambos em uma só ideia, a construção de casa de baixo custo com materiais recicláveis.

Entre os vários materiais que podem ser utilizados escolhemos como o principal o contêiner usado, para assim estudarmos a viabilidade da utilização deste material bem como suas vantagens e desvantagens quando comparado ao modelo mais usual de casa que é feita de alvenaria.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  1. CASA CONTAINER DE BAIXO CUSTO

Contêineres são recipientes de grandes dimensões utilizados para transportes e acondicionamentos de cargas, são construídos com o intuito de criar unidades de cargas independentes. Mas, um novo conceito está sendo aplicado ao contêiner, podendo ser ele reutilizado na construção civil para indivíduos de baixa renda, ou mesmo aqueles que têm interesse em edificações reaproveitáveis.

1.1ANÁLISE GERAL DA CASA CONTAINER

Para construir uma casa de baixo custo a partir da utilização de um contêiner é necessário avaliar vários tópicos e ver qual será o mais viável em questão de custo benefício e de forma que fique em um preço acessível para a população de baixa renda.

A primeira questão diz respeito ao tipo de contêiner, bem como as modificações necessárias para torna-lo habitável.

1.1.1 TIPO DE CONTÊINER

Containers padrão ISO são caracterizados por sua conformidade com um conjunto de recomendações técnicas estabelecidas por normas pela Organização Internacional de Normalização (ISO).

As principais normas que se aplicam são: ISO 668 - "Series 1 freight containers - Classification, dimensions and ratings”. Esta é uma norma ISO que estabelece características dimensionais para containers de carga série "1" (vide tabelas 1, 2 e 3) e incorpora as seguintes informações: definições; comprimentos nominais; dimensões externas; desobstruções internas e dimensões de abertura das portas; dimensões e tolerâncias relacionadas aos locais dos Corners Fittings 4.

Tabela 1 - Designação de dimensão de Container ISO

[pic 1]

Fonte: ISO 668 - "Series 1 freight containers - Classification, dimensions and ratings” (adapatado)

Nota: Containers designados com "X" (e. g. DX ou AX) são containers Open Top (com a parte superior aberta).

Atualmente há diversos tipos de contêineres, cujas dimensões externas podem ser:

Tabela 2 - Designação de dimensão de Container ISO

[pic 2]

Fonte: ISO 668 - "Series 1 freight containers - Classification, dimensions and ratings” (adapatado)

Além das dimensões cada um possui uma característica que os demais não tem:

  • Reefer : paredes isolantes térmicas e sistema de refrigeração;
  • Dry High Cube : possui maior altura;
  • Open top: não possui teto de metal apenas uma lona e não possui portas;
  • Flat Rack: possui paredes dobráveis;
  • Plataform: é apenas uma base para os demais contêineres;
  • Tank: possui paredes mais grossas e reforçadas para aguentar maiores forças.

1.1.2 ISOLAMENTO TERMOACÚSTICO  

O Principal material utilizado na construção de contêineres é o ferro. O ferro é um ótimo condutor de calor, tendo calor específico igual a 0,119c(cal/g°C), enquanto o tijolo possui 0,90c(cal/g°C), fazendo-se necessário que haja um revestimento isotérmico nas paredes do contêiner para manter a temperatura em seu interior (ÇENGEL & BOLES, 2012).

A maioria dos contêineres não possuem isolamento termoacústico, os do tipo Reefer já vem com isolamento térmico, porém são bem mais caros pelo fato de terem, além das paredes isolantes, um sistema de refrigeramento. Um contêiner Dry, modelo mais usual, custaria pouco mais da metade de um Reefer, porém teria de ser modificado para que tenha algum isolante termoacústico, para isso pode ser usado um revestimento que depois seria coberto com Drywall (Gesso Acartonado).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (629 Kb)   docx (274.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com