TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DOS PROJETOS MINHA CASA MINHA VIDA EM UNIDADES UNIFAMILIARES

Por:   •  30/11/2016  •  Monografia  •  4.476 Palavras (18 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

        FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE TEÓFILO OTONI

                CURSO: ENGENHARIA CIVIL

        

LARA DE FREITAS PENA

LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DOS PROJETOS MINHA CASA MINHA VIDA EM UNIDADES UNIFAMILIARES

TEÓFILO OTONI

2016

Lara de Freitas Pena

LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DOS PROJETOS MINHA CASA MINHA VIDA EM UNIDADES UNIFAMILIARES

Artigo  científico apresentado à Faculdade Presidente Antônio Carlos  de Teófilo Otoni, como requisito parcial conclusão do curso de Engenharia Civil

Aprovado em __/__/__

BANCA EXAMINADORA

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni

LEVANTAMENTO DA RELAÇÃO CUSTO X BENEFÍCIO DOS PROJETOS MINHA CASA MINHA VIDA EM UNIDADES UNIFAMILIARES

Lara de Freitas Pena*

Bruno Balarini Gonçalves**

Resumo

A gestão de resíduos da construção civil e demolição é uma atividade ainda recente que se integra no saneamento básico proporcionando inúmeras vantagens econômicas e ambientais evitando o descarte desregrado em locais inadequados além de melhorar a qualidade de vida populacional e proporcionar um aumento na geração de empregos. Neste sentido, este trabalho busca apresentar as vantagens de se aplicar este gerenciamento em projetos de unidades e condomínios unifamiliares do Minha Casa Minha Vida através de análise quantitativa e qualitativa que exibe a perda pecuniária por falta de gestão eficiente e métodos para evitar a perda de materiais. Foi apresentada a origem dos resíduos, as etapas do gerenciamento e a forma de gestão onde a função precípua é a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos de forma a reduzir gastos, valor de custo das obras tornando o financiamento mais acessível, retirada de matéria-prima do meio ambiente e ainda gerar uma atitude que proporciona o fortalecimento do desenvolvimento sustentável.

Palavras - chave: Gestão. Resíduos. Construção. Minha casa minha vida.

Abstract

The management of construction and demolition waste is still a recent activity that integrates not basic sanitation, providing innumerable economic and environmental advantages, avoiding unregulated disposal in inappropriate places, besides improving the quality of population life and providing an increase in the generation of jobs. In this sense, this work seeks to present as advantages of applying this management in projects of single family units and condominiums of My House My Life through quantitative and qualitative analysis that exhibits a pecuniary loss due to lack of efficient management and methods to avoid a loss of materials . This Directive contains the following elements in order to ensure that waste management is to be carried out, the environment and yet generate an attitude that provides for the strengthening of sustainable development.

Keywords: Management.  Waste. Construction. My house my life.

____________________________

*Acadêmico do 10º período do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. E-mail: laraf.pena@hotmail.com

**Professor na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni. E-mail: brunobalarini@yahoo.com


1 INTRODUÇÃO

A construção civil é uma importante área de desenvolvimento social e econômico para o Brasil. Do ponto de vista social, é nítida a mudança que a construção de um imóvel provoca na vida de um núcleo familiar, pois a garantia de uma casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros. Já no lado econômico, essa área é uma fonte geradora de empregos e de renda para empresários e trabalhadores. Desse modo, fica clara a importância que a construção civil tem em um país em desenvolvimento como o Brasil.

No entanto, ainda é preciso pensar em formas de otimizar o processo de construção civil, principalmente no ponto de vista da sustentabilidade. Nos dias atuais, com a acentuação da escassez de inúmeras matérias primas e com o crescente esgotamento dos recursos naturais, é preciso desenvolver alternativas conscientes de utilização e reutilização de materiais da construção civil.

Assim, este trabalho busca entender como funciona a dinâmica de geração dos resíduos no processo de construção e/ou reforma de edificações. Em busca de oferecer um espectro amplo da realidade da construção civil no país, bem como levantar a discussão de alternativas já existentes que busquem fazer o gerenciamento dos resíduos da construção para otimizar esse processo e evitar o desperdício, o que reduz custos e amplia a margem de liquidez do imóvel.

Ainda, é importante discutir como a maior política pública de habitação do país, o Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal faz a gestão dos seus resíduos e pensa a construção civil do ponto de vista da sustentabilidade. Também, se essa ação federal pode se tornar uma referência dessa área fazendo a relação entre o social, o ambiental e o econômico.

Garantir que a construção civil seja a cada dia mais sustentável é uma importante função para os profissionais dessa área. Este trabalho busca, por meio da revisão de literatura, da pesquisa e da análise de dados, contribuir para que a engenharia civil trabalhe em consonância com o meio ambiente e com a ideia de que é preciso sempre repensar as práticas de construção em todos os âmbitos, inclusive o das políticas públicas de habitação e moradia.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 RESÍDUOS

Toda e qualquer atividade humana proveniente das indústrias, comércios e residências gera resíduos que podem ser ou não aproveitados. Mesmo os considerados não aproveitáveis constituem cerca de 40% dos materiais recicláveis. Toda essa parte com potencial reciclável, se manejados de forma adequada, acabam se tornando atrativos na questão econômica, ambiental e energética podendo se tornar novas matérias-primas (FIGUEIREDO, 1994).

A questão do gerenciamento de resíduos está enquadrada no saneamento básico, pois existe uma relação de interdependência entre os dois no âmbito da saúde e meio ambiente.  A preocupação com o saneamento ambiental urbano trouxe necessidade de ampliação desse conceito de gestão para todos os componentes que participam da qualidade de vida populacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.8 Kb)   pdf (685.9 Kb)   docx (396.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com