TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A COMPARAÇÃO DOS PENSAMENTOS DE UM PRÉ-URBANISTA E DE UM URBANISTA

Por:   •  25/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  933 Palavras (4 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

COMPARAÇÃO DOS PENSAMENTOS DE UM PRÉ-URBANISTA E DE UM URBANISTA

Isabella Carneiro Bastos - 1620464

Fortaleza – CE

Abril/2017

Introdução

Neste trabalho serão apresentados os pontos de vistas dos pré-urbanistas e urbanistas, abordando suas ideias e questões levantadas sobre o contexto organizacional da cidade. O pré-urbanista em questão é Charles Fourier, ele era progressista, isso significa que assim como os outros pré-urbanistas progressistas, ele era um intelectual que acreditava que para que houvesse uma sociedade menos capitalista, mais igualitária e menos voltada para exploração e benefício lucrativo, era preciso uma reorganização do espaço de forma mais lógica. A ideia progressista era criar um plano que não precisasse de adaptação ou mudanças, que servisse em qualquer lugar, momento e população, apesar disso, é utópico e com base em obras generalistas feitas por historiadores, economistas e políticos.

Já o urbanista em análise é Charles-Edouard Jeanneret-Gris (Le Corbusier), também progressista. A diferença do pré-urbanismo para urbanismo é que o pré-urbanismo como foi anteriormente citado, era baseado por ideologias utópicas por intelectuais não especialistas; já o urbanismo foi fundamentado por ideias práticas para serem realmente aplicadas, não de forma indefinida, mas de forma funcional e acessível.

Análise dos pensadores

  • Cidade

Fourier pregava que, primeiramente, a cidade deveria ter mais espaços verdes e amplamente abertos pois, segundo Godin, isso é o “símbolo do progresso”. No seu plano, deveriam-se traçar 3 anéis concêntricos: o primeiro com a cidade central, o segundo com os arrabaldes e as grandes fábricas e o terceiro com avenidas e o subúrbio, depois é feito uma análise das funções humanas e surge um projeto urbano que visa distribuir as vertentes de uma cidade, como áreas de lazer, trabalho, cultura e habitação. Fourier ainda indica formas de separação por tipologia de trabalho como industrial, liberal e agrícola; ele também aspirava que a cidade que fosse predisposta para o seu “visuísmo”, sendo assim, a resposta para o progresso social.

        Já no caso de Le Corbusier, o urbanismo progressista tem a intenção de criar estruturas técnicas e estéticas e não mais econômicas e sociais como no pré-urbanismo. Le Corbusier defendeu o uso de materiais simples e do ‘standard’, resumindo, modernidade é a ideia-chave do urbanismo progressista. O plano da cidade progressista não está mais ligado às limitações da tradição cultural, ela é agora racional, livre e em função da eficácia e da estética. Le Corbusier cria o termo “cidade-jardim” e para dizer que a cidade e o campo devem estar juntos e manter uma relação cada vez mais próxima.

        As ideologias de ambos pensadores apresentam pontos cruciais para o urbanismo da época em que viviam, trazendo soluções que apesar de serem – de um certo modo – utópicas, apresentam alguns fatos que poderiam ser aplicados nas cidades hoje em dia, não com tanta facilidade, mas funcionaria. É certo andar lado a lado com a natureza, mas também pensar na modernidade, como proposto pelos urbanistas que, na minha opinião, desenvolveram um modelo bastante inteligente, porém, ideológico.

        

  • Habitação

Em questão de habitação, Fourier acreditava que não seria mais viável construir casas pequenas pois são caras; para a família que não tinha tantas condições de ter uma casa como as que os nobres tinham, a solução era um edifício que abrigasse muitas famílias e nele seriam evitadas as ocorrências da salubridade. Basicamente, o modelo proposto é baseado em falanges que correspondem a pequenas unidades sociais com população cerca de 1500 habitantes, e cada um teria um edifício comum chamado falanstério, que na concepção de Fourier, todos viveriam harmoniosamente. A ideia é que a vida no falanstério desconstruísse essa visão de vida rudimentar, que tem a célula familiar monogâmica e restrita e para isso, haviam espaços comuns para socialização, até para fazer refeições, tudo coletivizado. Fourier queria além de tudo, integrar as pessoas, independentemente de quem fosse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (27.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com