TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Urbanista Visionário

Por:   •  13/4/2020  •  Artigo  •  4.462 Palavras (18 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 18

O Urbanista Visionário

Miyuki Milena

Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, UniToledo, Brasil

miyulimilena1998@hotmail.com

Rayane Contel

Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo, UniToledo, Brasil

rayanecontel@gmail.com

RESUMO

O artigo trata-se do arquiteto Lúcio Costa, o qual mostra desde sua vivencia, seu profissionalismo desenvolvido ao longo da sua carreira e seus grandiosos projetos. Percorrendo a leitura, mostra- se também a sua desenvoltura na parte de projetos urbanísticos como o Plano Piloto da cidade de Brasília e o projeto hoteleiro do Park Hotel descrevendo a sua visão e os seus pensamentos ao planejá-las. É importante realçar também o seu histórico, seus embasamentos, os diversos trabalhos produzidos com outros arquitetos reconhecidos, tornando então essas obras importantes, monumentais e históricas.

Palavras chaves: Modernismo, Brasília, Progresso.

ABSTRACT

The article deals with the architect Lúcio Costa, who shows from his experience, his professionalism developed throughout his career and his grandiose projects. Going through the reading, it is also shown his resourcefulness in the part of urban projects like the Pilot Plan of the city of Brasilia and the hotel project of the Park Hotel describing his vision and his thoughts in planning them. It is also important to highlight its history, its foundations, the various works produced with other recognized architects, making these works important, monumental and historical.

Key words: Modernism, Brasilia, Progress.

INTRODUÇÃO

Neste referido documento é relatado toda a vida do arquiteto e urbanista modernista francês naturalizado posteriormente como brasileiro, Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa mais conhecido como Lucio Costa, desempenhou e teve grande importância em todo o mundo principalmente no seu país mais amado, o Brasil.

O objetivo deste trabalho é explicitar o desenvolvimento das grandes obras e projetos no decorrer de toda a carreira do arquiteto, juntamente com diversos outros profissionais da área, podendo algumas obras serem lidas e visualizadas nesse artigo com total atenção e detalhamento das citadas.

Este texto organiza- se em cinco partes distintas que complementam- se e dizem a respeito de todo o decorrer da vida de Lucio, sendo estas, a biografia que dá inicio ao trabalho, mostrando posteriormente os fatos, motivos, referências, argumentos, conceito e partido que embasaram o plano piloto da capital brasileira Brasília, depois apresenta todas as condicionantes, variáveis e o projeto final do Park Hotel, a conclusão de todo este artigo e por fim, as referencias que foram necessárias para a produção e o embasamento deste.

 A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica enriquecida por textos, fontes e artigos relacionados a este grande homem, arquiteto e urbanista Lucio Costa, tendo as imagens extraídas de sites de pesquisa, revistas e jornais da internet.

BIOGRAFIA

Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa mais conhecido como Lucio Costa foi pensador moderno, Planejador e preservacionista, nasceu na França na cidade de Toulon no dia 27 de fevereiro de 1902 tornando-se o Autor do projeto do Plano Piloto da Cidade de Brasília, a nova capital do Brasil, obra que o levou ao conhecimento nacional e a fama como urbanista, possuía personalidade firme e controversa, as contribuições de Lima e Costa para a arquitetura brasileira ajudaram a dar ao modernismo nacional um significado que continua até hoje a prevalecer na arquitetura contemporânea produzida no Brasil.

Foi filho de Joaquim Ribeiro da Costa cujo cargo nacional era de almirante, logo, em função do nomeio do pai passou grande parte de sua infância viajando. Lucio estudou no Royal Grammar School, em Newcastle, Inglaterra e no Collège National, em Montreal, Suíça. Em 1917 regressou ao Brasil, matriculando-se na Escola Nacional de Belas Artes, que ainda aplicava um programa neoclássico de ensino, concluindo posteriormente o curso de arquitetura e pintura em 1924, que apesar de promover uma arquitetura neoclássica durante seu primórdio defendeu em alguns momentos uma arquitetura neocolonial, Lucio, porém quebrou anos depois com essa formação historicista passando a receber influências construtivas, sociais e morais do arquiteto franco-suíço Le Corbusier.

Figura 1 - Largo do Boticário, Rio de Janeiro.

[pic 1]

Fonte: (O GLOBO, 2016).

Apesar de ter sido um dos grandes nomes do modernismo no Brasil, Lúcio Costa ingressou na carreira projetando construções neocoloniais, algumas das quais podem ser admiradas no Largo do BoticárioRio de Janeiro.

Nos anos de 1922 a 1929 fundou seu escritório de arquitetura em parceria com Fernando Valentim, realizando projetos ainda seguindo o estilo neoclássico como influencia da sua formação acadêmica. Já em 1929 conhece a Casa Modernista de São Paulo, do arquiteto russo brasileiro, Gregori Warchavchik, iniciando coligação com o mesmo que construiu a primeira residência considerada moderna do Brasil.

Figura 2 - Casa modernista da Rua Santa Cruz

[pic 2]

Fonte: (ARCHDAILY, 2013)

Após a revolução de 1930 foi nomeado ministro da Educação e Saúde o jurista Francisco Campos, que chamou o jovem arquiteto para chefiar o gabinete Rodrigo Melo Franco de Andrade. Este possuía grande influência entre os modernistas de Rio de Janeiro e São Paulo, e, por meio de sua dedicação e empenho Costa foi nomeado para dirigir a Escola Nacional de Belas Artes, com a missão de renovar o ensino das artes plásticas e implantar um curso de arquitetura moderna, enfrentado entretanto a oposição do corpo docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (642.5 Kb)   docx (700.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com