TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cidade da Noite Apavorante

Por:   •  17/3/2016  •  Resenha  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  1.717 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO

JARDEL SILVA DOS SANTOS

A CIDADE DA NOITE APAVORANTE

VITÓRIA/ES

2016

JARDEL SILVA DOS SANTOS

A CIDADE DA NOITE APAVORANTE

[pic 1]

        

VITÓRIA/ES

2016

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo, relatar uma resenha crítica sobre o tema proposto. Citando fragmentos do texto, e externando opiniões a respeito deste.

DESENVOLVIMENTO

Mesmo podendo estar falando de vários contextos simples e específicos sobre as cidades, W.T.Stead decide falar sobre uma alarmante situação no aspecto geral sobre Londres, paralelamente inclusa a Inglaterra.

Stead, redator-chefe do Pall Mall Gazette, que era famoso por suas diversas publicações de diversos temas. Então “Pôs ele as mãos num panfleto recém-publicado por um pastor congregacionalista, Andrew Mearns”. Onde alarmava, explanava a real situação vivida por Londres, onde foi intitulado por Stead, como (O grito Amargo do Lado Oculto de Londres), aonde o editorial já vinha encabeçado com a seguinte indagação: não está na hora? Esta publicação, “Teve efeito imediato e cataclísmico, provocou apelos imediatos para que se instaurasse um inquérito oficial, apelos que provinham não apenas da Pall Mall Gazette, mas até mesmo de jornais muito mais conservadores” e “ eventualmente da própria Rainha Vitória,levando diretamente à nomeação da comissão Real para moradia das Classes Trabalhadoras em 1884 ”. A visibilidade e o sucesso que era realmente esperado. Onde por ter esse alcance à rainha, Stead vai dizer que “esse texto já podia ser considerado como responsável pelo nascimento da legislação moderna”.

Mearns então comenta na publicação sobre a precariedade, as péssimas condições de vida, que aquelas famílias viviam, onde caracteriza o local e suas condições, “pátios que exalam gases venenosos e fétidos vindos das poças de esgotos e dejetos espalhados por toda parte e que amiúde escorrem sob nossos pés”, como consequências de um local totalmente imundo, vai iniciar então uma série de doenças, infecções nessas pessoas, por ter contato direto com este local, como todos moravam em grande número em um pequeno espaço, considerado moradia coletiva, tornava esta no contexto geral, um ambiente de terror, totalmente insalubre. Mearns tocava muito nesse assunto de moradia, pois para ele à família, de criança ao mais idoso, deveria ter uma moradia formal, um bom ambiente para se viver e habitar.

Deve se pensar que estamos se tratando com família, gerações, que compõe um país, que é futuro da nação ou literalmente o presente desta, visto isso é necessário sair desta zona horizontal de comodidade, e propor uma nova fase, ênfase vertical, para ter uma mudança de nível neste ambiente péssimo que se encontram as famílias, que por sua vez, não há o que fazer e como propor algo novo, se não tiver um inicio no governo.

Então algumas leis de melhorias das habitações foram implantadas em 1885, “O problema, todavia foram que as autoridades locais, não moveram nenhuma palha”. 2 anos depois, após a comissão transferir a responsabilidade da Junta Metropolitana de Trabalho para o Conselho de Londres, para cumprir a nova lei de reurbanização das áreas e compras do terreno para construção de casas para os trabalhadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com