TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação da massa unitária e do volume de vazios

Por:   •  3/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  4.194 Palavras (17 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 17

APLICATIVO ANDROID DIDÁTICO PARA AUXÍLIO DOS PRINCIPAIS ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO DE AGREGADOS MIÚDOS

DIDACTIC ANDROID APPLICATION TO ASSIST THE MAIN FINE AGGREGATES CHARACTERIZATION’S TESTS

Christian do Lago Freitas Bezerra de Melo (1); Sabrina da Silva Santana (2).

 (1) Aluno de Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Amazonas UEA

 (2) Aluna de Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Amazonas UEA

Avenida Coronel Teixeira, 2200, Ponta Negra, Manaus-AM, CEP 69037-000.

                                 

Resumo

Mesmo com a crescente disseminação de aparelhos móveis como tablets e smartphones nos últimos anos, além do grande número de aplicativos lançados, há uma carência de desenvolvimento na área de tecnologia do concreto. Tendo em vista tal contraste, é necessário incentivar e revelar como o processo de programação móvel pode ser extremamente útil nesta área. Este trabalho tem por objetivo mostrar as etapas de desenvolvimento e utilização de um aplicativo Android voltado para auxílio na execução dos principais ensaios de caracterização de agregados miúdos. As normas contempladas foram as de determinação da massa unitária e do volume de vazios (NBR NM 45), da composição granulométrica (NBR NM 248), do inchamento (NBR 6467), da determinação do teor de materiais pulverulentos (NBR 7219) e da determinação da massa específica de agregados miúdos por meio do frasco Chapman (NBR 9776). O desenvolvimento foi dividido em duas etapas: a prototipagem e a programação, o primeiro consistiu no design e testes de usabilidade com usuários, e o segundo em programar em Java e XML na plataforma de desenvolvimento Android Studio com posteriores correção de bugs. Para cada ensaio foram programados os objetos de entrada de valores, além de ferramentas de registro de fotos e envio das informações via e-mail. Didaticamente, ao lado das entradas e saídas de cada ensaio, foram posicionados ícones de informação sobre o item requerido na norma do mesmo. Com tal estudo, foi possível elaborar e mostrar a viabilidade do uso de uma ferramenta móvel inovadora para alinhar a didática com a prática de laboratório na tecnologia do concreto.

Palavra-Chave: Ensaios, Caracterização de Agregados Miúdos, Aplicativo Android.

Abstract

Even with the increasing spread of mobile devices such as tablets and smartphones in recent years and several applications released, there is a lack of development in the concrete technology field. By knowing this contrast, it is necessary to encourage and reveal how the mobile programming process can be extremely useful in this field. This article aims to show the development stages and employment of an Android application that assists the execution of the main fine aggregates characterization tests. The standards covered were: determination of the unit weight and air-void contents (NBR NM 45), sieve analysis (NBR NM 248), swelling (NBR 6467), determination of pulverulent materials content (NBR 7219) and determination of fine aggregate specific gravity by Chapman vessel (NBR 9776). The development was divided into two stages: prototyping and programming, the first is consisted of usability design and users testing, and the second includes programming in Java and XML on Android Studio development platform with later bug fixes. For each test standard, entry values objects were programmed, as well as a photo record tool and a testing result information e-mail sender. Didactically, next to inputs and outputs of each test, information icons were placed on the required item of the standard used. With such study, it was possible to elaborate and show the viability of using an innovative mobile tool that align didactics with laboratory practice in concrete technology.

Keywords: Tests, Characterization of Fine Aggregates, Android Application.


1        Introdução

A qualidade do agregado miúdo apresenta considerável importância no resultado final das propriedades do concreto Portland. A granulometria inadequada pode aumentar a porosidade do concreto e consequentemente diminuir sua resistência. As impurezas finas na areia, como silte e argila interferem na aderência entre os agregados e a pasta, além de apresentarem área superficial elevada, aumentando a demanda de água para a molhagem de todas as partículas presentes na mistura. A incorreta dosagem volumétrica de miúdos devido ao inchamento pode deixar a mistura deficiente em areia, permanecendo com graúdos em excesso, tornando-se suscetível a segregação e a apresentação de falhas de concretagem (Neville 2011).

A relevância dos ensaios tecnológicos nos agregados de concreto é mostrada na qualidade do mesmo e em aplicações otimizadas, que garantem a economia do consumo de cimento e durabilidade das obras. Por isso, juntamente com o crescimento da informática e disseminação de aparelhos moveis, há muito a se desenvolver na área de ensaios de caracterização de agregados de concreto. O incentivo e o fortalecimento da criação de soluções que otimizem as atividades do dia a dia de um tecnólogo, estudante ou professor é extremamente significativo.

O desenvolvimento completo, incluindo as etapas de criação do protótipo, teste de usabilidade, programação e depuração de um aplicativo voltado para auxilio de ensaios de caracterização de agregados miúdos é apresentado ao longo deste artigo.

2        Prototipagem

2.1 Baixa e Alta Fidelidade

A correção de simples detalhes em um aplicativo depois de feito pode conduzir a variadas alterações no código do mesmo, provavelmente, levando a erros de programação, custo e tempo investido. Para prevenir futuros problemas, é usual que a primeira etapa de um projeto de aplicativo seja a de prototipagem.

Geralmente, os protótipos de aplicativos começam com simples desenhos em papel, cujo foco principal é o posicionamento das janelas, o conteúdo presente nelas e como elas interagem entre si. Nessa fase do projeto, cores e detalhes de design não são levados em consideração, por isso essa etapa tem o nome de prototipagem de baixa Fidelidade.

O protótipo de baixa fidelidade serviu apenas como auxilio de ideias para o aplicativo final, não sendo usado para testes com usuários. Na alta fidelidade, os gráficos, botões, espaços, textos e imagens são de extrema importância. Os elementos visuais e a interação entre eles são arranjados de modo a mostrar clareza de suas respectivas funções ao usuário. Deve-se evitar causar confusões e problemas de navegação a quem utiliza o aplicativo, por isso, o teste com usuários é indispensável nesta fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com