TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ENGENHARIA CIVIL

Por:   •  20/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Eng. Civil

By rramarall | Studymode.com


uNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A ENGENHARIA CIVIL

RAFAEL AMARAL NEVES

São Gonçalo — Junho de 2014

SUMÁRIO

1 Introdução.................................................................................................................2

2 Surgimento da Matemática.......................................................................................3

3 Imprescindibilidade da Matemática na Engenharia.................................................4

4 Importância da Matemática para a Engenharia Civil ..............................................6

5 Conclusão ................................................................................................................9

6 Referências.............................................................................................................10

1.Introdução

O presente trabalho tem como foco discorrer sobre a importância da matemática na Engenharia Civil, porém antes de adentrar especificamente no assunto se faz necessário dispor sobre os antecedentes que levaram a esta importância.

O objetivo deste trabalho é situar os futuros engenheiros acerca da disciplina que nos acompanhará durante nosso exercício profissional.

O trabalho está organizado em 3 (três) partes, quais sejam: o surgimento da matemática, a imprescindibilidade da matemática na engenharia e a importância da matemática para a engenhariacivil.

A metodologia utilizada foram fontes bibliográficas e internet.

2. SURGIMENTO DA MATEMÁTICA

A matemática é a ciência dos números e dos cálculos, as pesquisas indicam que uma das primeiras evoluções históricas da matemática ocorreu em 4.000 a.C, na Mesopotâmia. Neste marco foi desenvolvido um dos primeiros sistemas numéricos, composto por 60 (sessenta) símbolos.

Essa disciplina se desenvolveu além da Mesopotâmia, também no Egito, na Grécia, na Índia, no Oriente Médio, intensificando-se na Europa, quando novas descobertas científicas levaram a um crescimento acelerado que dura até os dias de hoje.

No Brasil, a matemática teve origem no Brasil colônia e a introdução deste tipo de ensino veio com a necessidade de defender o território. Mas qual seria a relação da matemática com a defesa de um território? Este é um ponto bastante interessante, pois para estarmos protegidos precisamos de estrutura no sentido de construção de obras, logo fez-se necessário o conhecimento de aritmética e geometria.

A matemática mesmo, com este nome designado, surgiu no Brasil na década de 1930, quando houve a fusão das disciplinas de aritmética com álgebra e geometria.

3. IMPRESCINDIBILIDADE DA MATEMÁTICA NA ENGENHARIA

No site Wikipédia há interessante significado sobre o termo Engenharia: “é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento eimplementação de utilidades, tais como material, estruturas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo”.

A Engenharia é uma das poucas graduações que o aluno tem que escolher o seu ramo específico de atuação, isso porque há a engenharia de produção, de alimentos, mecânica, civil, mecatrônica e muitas outras.

Mesmo havendo dúvida sobre qual ramo específico seguir, porém, o que não nos deixa dúvidas é a importância da matemática, dos cálculos em qualquer que seja o ramo escolhido.

Pode-se dizer que a matemática é uma das ciências basilares para essa graduação, pois é só observar as grades de cada tipo de engenharia que a constatação é uma só: os primeiros períodos de todas há carga de estudo bastante similar acerca da matemática.

Pontin explica que a engenharia é uma área aplicada que utiliza conceitos da matemática pura. É por meio da união do conhecimento científico e teórico e da lógica de raciocínio que um indivíduo se transforma em um profissional.

Não existe engenharia sem matemática, sem dúvida, uma boa preparação nessa matéria ajudará quando formos fazer projeto ou até mesmo uma inovação tecnológica.

Em resumo, em qualquer modalidade de engenharia, a matemática é instrumento para resolução de problemas de todos os tipos e por toda a vida profissional. 

4. IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NA ENGENHARIA CIVIL

A matemática é uma importante ferramenta naconstrução civil, seja nos complexos cálculos presentes nos projetos, seja na vida profissional de pedreiros, carpinteiros e demais profissões relacionadas com a execução de uma obra.

É possível perceber que a matemática na Engenharia Civil capacita o estudante a planejar, projetar, conduzir e vistoriar obras com pequenas ou grandes dimensões.

 A Associação Americana de Engenheiros Civis define engenharia civil como sendo:

“... a profissão na qual o conhecimento físicos e matemáticos enriquecidos pelo estudo, experiência e prática são aplicados de forma correta para desenvolver meios de utilizar, economicamente, os materiais e as forças da natureza para o progressivo bem-estar da humanidade ao criar, melhorar e proteger o ambiente, ao criar instalações para a convivência da comunidade, indústrias e meios transporte e ao fornecer estruturas para o uso de toda a humanidade.”

Através dos cálculos lecionados na graduação, temos contato com técnicas matemáticas avançadas, baseadas em álgebra e geometria, que ajudarão a resolver problemas práticos ao longo do restante do curso e da prática da engenharia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (460.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com