TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DE MADEIRA

Por:   •  19/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

A madeira é provavelmente o material de construção mais antigo, isso por conta da sua disponibilidade na natureza e pelo fácil manuseio. Ao compará-la com outros materiais ela tem destaque com excelente relação de resistência/peso, e esse é só uma das características que favorecem seu uso em construções, assim como facilidade na fabricação de industrializados e bom isolamento térmico (PFEIL; PFEIL, 2011).

Sua utilização na construção varia muito em cada civilização ou sociedade; sendo que o clima, o terreno e os tipos de árvores disponíveis mostram-se fatores preponderantes no desenvolvimento de métodos para o uso da madeira. Utilizada nas construções isoladamente ou combinada com outros materiais, como a palha, a pedra, o ferro e o barro, a madeira se constituiu em uma das matérias-primas mais essenciais na história do homem e suas sociedades (HOFFMANN; PELEGRINI, 2009).

As madeiras utilizadas em construções são de basicamente dois tipos, as madeiras duras que vem de árvores frondosas, com crescimento lento como peroba, ipê e as de melhor qualidade são conhecidas como madeiras de lei, e as madeiras macias que vem geralmente de árvores coníferas, de crescimento rápido como algumas espécies de pinheiros (PFEIL; PFEIL, 2011).

No Brasil tradicionalmente se constrói com alvenaria, pela ideia errônea de que a madeira irá causar grandes impactos ambientas e não é sustentável, um pré-conceito que impede construtores de conhecerem e utilizarem todos os seus benefícios (CASTILHO, 2017).

Um dos argumentos utilizados para o não uso da madeira é a ideia de que ela aumentaria desmatamento em especial no Brasil na Floresta Amazônica, entretanto atividades como a pecuária causam maior degradação. A madeira quando usada de forma racional pode inclusive ajudar no equilíbrio ecológico, um dos fatores que contribuem para isso é que a fabricação e o tratamento das peças consome muito menos energia que outros tipos de materiais (CASTILHO, 2017).

Outras vantagens são: Menos produção de resíduos sólidos, diminuição do tempo no canteiro de obras, captura e retém carbono, ao contrário do alumínio, por exemplo, que é responsável por 47% da emissão de carbono no perímetro urbano, é um material renovável e ajuda na geração de renda das comunidades Amazônica, do Cerrado e Mata Atlântica (CASTILHO, 2017).

Além das vantagens do material em si citados acima, a madeira apresenta outras vantagens em relação às suas características físicas, o que tem aumentado a sua utilização em elementos arquitetônicos como os passadiços, guarda-corpos, corrimãos, protetores de jardins, estruturas que comumente ficam em áreas externas e que ainda sim apresentam resistência de longo prazo ao clima e agentes naturais como fungos e insetos.

Alta Resistência: resiste tanto a esforços de compressão como de tração. Tem uma baixa massa volumétrica e resistência mecânica elevada. Em relação ao concreto, apresenta a mesma resistência a compressão e dez vezes mais resistência a flexão, além da resistência ao corte. Não se desfaz quando submetida a choques bruscos que podem provocar danos.

Manutenção: é uma matéria-prima versátil que pode ser usada em diversas aplicações.

Isolante Término e Acústico: é um isolante natural, térmico e acústico, o que permite a economia de energia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com