TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DA ARTE E DA CIDADE

Por:   •  13/1/2022  •  Trabalho acadêmico  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARQUITETURA, DA ARTE E DA CIDADE - Professora Denise Bahia

Curso de Arquitetura e Urbanismo

Texto de apoio:

Fichamento de Artigo Científico

Fichamento é uma forma organizada de registrar as informações obtidas na leitura de um texto, com o objetivo de traduzi-las de modo mais simplificado.  Fichar é selecionar, organizar e registrar informações, de forma a constituir uma documentação que:

• remeta ao texto-base;

• possa ser consultada posteriormente;

• aponte para a elaboração de um texto posterior;

• permita, de modo organizado, ampliar seus conhecimentos a respeito de determinado assunto.

Partes do fichamento

1 Obra em Fichamento - identificação da fonte quando é feito o registro dos dados bibliográficos da obra, segundo as normas da ABNT.

Exemplo: NOGUEIRA, Amanda; PERES, Alexandre; CARVALHO, Ellen. Avaliação do risco ambiental FMEA em um laticínio na região de Lavras MG, Revista produção online, Lavras, v.11, n.1, p.1676-1901, 2011

2 Resumo (expondo, em 3ª pessoa, o resumo da pesquisa concretizada)

Exemplo:

Neste artigo Amanda Nogueira, Alexandre Peres e Ellen Carvalho utilizam um método que tem como objetivo empregar o FMEA (do inglês – Failure Mode and Effect Analysis) em uma empresa de laticínio na cidade de Lavras – MG, avaliando os riscos ambientais na produção de leite e seus derivados. Foram feitos vários tipos de estudo como a detecção dos impactos gerados pelos resíduos considerando os de baixo, médio e alto risco. Esse estudo foi feito de maneira única para todos os produtos fabricados nesta empresa e, além de avaliar os riscos, propôs ações para o processamento de alguns produtos.

2 Especificação do Objetivo geral

 

Exemplo:

O objetivo geral do estudo consistiu em utilizar o método FMEA para avaliar os riscos ambientais, durante o processamento de leite para a produção de seus derivados, em um laticínio da região de Lavras – MG.

3 Citações – transcrições literais das ideias/trechos centrais do texto (sempre entre aspas e com nº da respectiva página entre parênteses, ao final da citação).

 

Exemplo:

 “O fato da empresa ainda não ter uma estação de tratamento de efluentes é um risco proeminente, já que todos os efluentes líquidos são destinados a um curso d’água próximo ao laticínio. A recomendação de construí-la foi acatada, visto que já era um projeto da empresa, o qual foi impulsionado pelo método diante da prioridade que representava” (p.203).

As empresas brasileiras de pequeno porte, as quais representam 98% das empresas (SEBRAE, 2010), de forma geral, têm enfrentado diversos problemas que afetam a sua sobrevivência como: crédito difícil, juros elevados e competição predatória interna e externa (p. 197).

 4 Comentário - Considerações pessoais (escrever o que se compreendeu sobre o texto) levando em consideração as citações que foram destacadas.  

 

Exemplo:

Diante do exposto no artigo, observa-se que o controle da qualidade nas empresas de pequeno porte, em algumas atividades, nem sempre é feito da melhor maneira possível, gerando muitos riscos para o meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (261.8 Kb)   docx (451.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com