TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Complexidade Perplexa: Arquitetura E Cidade Resenha

Artigos Científicos: Uma Complexidade Perplexa: Arquitetura E Cidade Resenha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

No primeiro paragrafo é abordado:

Basicamente uma ideia sobre o que é a arquitetura contemporânea através da analise da arquitetura, da cidade, do urbano, do espaço e dos fluxos. O contemporâneo leva em consideração vivencia imprevisível na cidade.

Ainda neste, o autor fala sobre o caráter nostálgico da arquitetura brasileira sempre apoiando no cânone e que assim não contempla a complexidade do contemporâneo impedindo que este se consolide.

No segundo: O CANONE MODERNO

O autor explica que o moderno esta calcado no ideal clássico que possui leis determinadas. Ele conta que a partir da segunda metade do segulo XX, as transformações cientificas , tecnológicas e artísticas mudaram a visão calcada no racionalismo que tem origem no clássico.

Existe então, no século XX o destoamento entre as quatro primeiras décadas e o restante. Nas primeiras décadas, o projeto do modernismo, com caráter programático e utópico de redimir os males sociais via arquitetura instaurando a democracia perde motivos e razoes nos anos seguintes. O clima de pré-guerra, desemprego, descontentamento social e instabilidade política é associado a políticas de auxilio à reconstrução evidenciam a necesssidade da recuperação de um estado de bem estar social facilitando a preservação da ordem capitalista.

O sistema político e econômico encontrou no principio funcionalista da arquitetura moderna, um alido. A arquitetura encontrou solução para os dilemas do pos-guerra, projetos de habitação coletiva e recuperação urbana, funcionavam como modelo ideal do pensamento econômico. O otimismo utópico das primeiras décadas cedeu espaço ao pessimismo e à consciência de limitação do ideal de liberdade.

Sendo assim, uma comparação é feita entre essas duas épocas:

Função, estrutura e ordem VS relação, sistema e organização.

No terceiro: A ordenação das certezas

O racionalismo propõe que a estrutura deve ter uma ordem harmônica e precisa, em que seus elementos sejam claros e definidos. Com a clareza, a precisão da informação associada à ordem, gera a qualidade do entendimento, digamos assim.

Na arquitetura, desenvolve uma linguagem em tais preceitos despindo-se da necessidade de qualquer outro acessório para mostrar o significado da estrutura, de sua racionalidade e funcionalidade.

A atitude moderna, é marcada pela afirmação das certezas e pela busca da ordem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com