TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRIA DA ARQUITETURA: DO CLÁSSICO GREGO RENASCIMENTO

Por:   •  25/10/2016  •  Artigo  •  4.861 Palavras (20 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 20

A HISTÓRIA DA ARQUITETURA: DO CLÁSSICO GREGO RENASCIMENTO

Adriana Reis¹

Érika Eto²

Regina Sampaio³

Siloney Guilherme

RESUMO

O artigo tem como objetivo analisar e considerar a História da Arquitetura e as relações estabelecidas entre a Arte e estilos arquitetônicos através de pesquisas bibliográficas, tomando como referência  os períodos  do Clássico Grego ao Renascimento. Fazendo uso dos parâmetros fornecidos por fatores históricos políticos e religiosos  para construção de um reconhecimento do papel que a Arquitetura exerceu nos períodos propostos a avaliação.

Palavras-chave: História da arquitetura, Arte, Períodos.

1 – 4 Acadêmicos do 1º período da turma do curso de Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Metropolitana de Manaus – FAMETRO

INTRODUÇÃO

       Conhecer as principais influências da Arquitetura em sua trajetória política e retratar sua evolução no contexto político religioso são  os objetivos centrais deste artigo.

       Mais que um cenário com plano de fundo histórico, a Arquitetura interagiu – e assim dá continuidade - de forma dinâmica com o homem, quando este ainda habitava em cavernas e construía monumentos sem intuito para habitação. Inserida na cultura historicista a Arquitetura enquanto arte continuou traçando seu papel e apontando sob quais aspectos influenciou e foi motivada nos períodos históricos..

       Trata-se de como a Arquitetura vem transformando a sociedade e sendo transformada pela mesma na transição dos movimentos artísticos, delineada, porém não limitada por períodos históricos com diversificações sociais.

Neste sentido, este trabalho busca esclarecer qual o papel da Arte na Arquitetura e quais principais influencias na Arquitetura nos períodos apresentados.

       A investigação dos acontecimentos de cada período tem como objetivo contextualizar a evolução da Arquitetura no decorrer da maturação e critica humana, acompanhando as épocas da historia a serem observadas em sua sequencia analógica.

       A História da Arquitetura a partir do Clássico Grego ao Renascimento faz uma analise, não somente, da estrutura de elementos basicamente arquitetônicos - colunas, paredes, telhados, vigas, elementos decorativos que, enfim, constituem a linguagem fundamental da arquitetura. Mas também interpreta toda a cronologia político religiosa em cada época retratada através de sua historia intrinsecamente ligada às artes, ao poder político e religioso.

       A investigação de suas mudanças ao longo da historia mostra uma infinidade de possibilidades dentro da Arquitetura tanto como arte quanto como ciência, tais observações de cunho bibliográfico são reflexo de obras remanescentes e de diversificadas pesquisas.

1.HISTORIA DA ARQUITETURA

       A Historia da Arquitetura se deu a partir da necessidade do homem de se proteger dos fenômenos naturais  e de seus predadores, alem do desejo de atingir o sagrado construindo monumentos,  mesmo antes de sua própria habitação . Funde-se com a evolução da historia da arte desde o inicio de seu aparecimento devido a simbiótica relação existente entre as duas vertentes.

       Sua evolução com base histórica, possui princípios, ideias e realizações definidas, também a partir do contexto político e religioso.

 

“A construção satisfaz em primeiro lugar e de um modo diferente de todas as outras artes uma das necessidades básicas da humanidade – segurança...(...) constituem uma proteção  contra as variações climatéricas e contra o perigo representado pelos animais selvagens. Por estes motivos os testemunhos da actividade construtiva são quase incontáveis”

(GYMPEL, Jan  , pag 06)

       Uma das veias artísticas e também ciência mais antiga entre as outras, está a  arquitetura com  inicio elementar dos abrigos e construção de monumentos controversos - não se sabe se, erguidos para o Divino ou não – passando a ter espaço no  espiritual humano. Hoje engloba todo o ambiente, seja interno ou externo nas mais diversas edificações, ainda, com efeito sobre o íntimo religioso.

       Entre as primeiras modalidades arquitetônicas a em desenvolvidas, a essencialmente,  militar, manteve atenção continua devido o aumento e evolução de suas comunidades humanas que eram acometidas pelas ameaças constantes de guerra. A transformação do ambiente dos indivíduos era bastante influenciada pelas suas crenças e o modo como lidavam com o Divino. Assim sendo, a supremacia religiosa definia que os principais edifícios fossem palácios ou templos, deixando o arquiteto em pé de igualdade com o sacerdote. Estima-se, então, que a arquitetura iniciou no período neolítico com as construções de monumentos idealizados para o Divino.

       No antigo Egito a arquitetura teve inicio com as construções mortuárias, precursores de técnicas ainda hoje fundamentais para a construção, Os egípcios dominavam técnicas misteriosas na edificação das pirâmides, pois não sabemos, ao certo, quais critérios usados no levantamento de blocos e encaixe.

       No entanto, o período clássico (greco-romano) é estilo dominante do mundo da arquitetura ocidental, sempre ligado a movimentos artísticos e politico-religiosos, sendo vanguarda primordial de conceitos estéticos e técnicas necessárias para a realização de construções.

  1. O PAPEL DA ARTE NA ARQUITETURA

       Sendo a arquitetura considerada uma subdivisão da arte, tendo esta evoluído devido as necessidades dos povos desde o inicio das construções, vê-se o desmembramento de ambas acontecer muito tardiamente. Uma vez que o entrelaçamento das duas fazia alusão a quanto sucesso econômico determinada sociedade dispunha, fosse no campo político e/ou religioso, dado que, muitas vezes, a Igreja se fazia Estado e a divisão social em nada alterava a paixão pela arte/arquitetura da época.

“Antes... a arte de construir... estava associada mais estritamente a arte de edificar... e a palavra construções sem adjetivo designa, em eminência, as atividades ainda ligadas aos sistemas tradicionais e habitualmente associadas ao conceito de “arquitetura”.” (BENEVOLO, Leonardo; 2006, pag. 35)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (246.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com