TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARQUITETURA DO RENASCIMENTO

Por:   •  1/5/2018  •  Artigo  •  4.032 Palavras (17 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 17

TEMA: ARQUITETURA DO RENASCIMENTO

LEONARDO DE SER PIERO DA VINCI: O Incrível Artista do Renascimento

NEVES, Karen (1); OLIVEIRA, Jessica (2); PERILLO, Marianna (3); SIQUEIRA, Mônica (4)

1. Faculdades Objetivo. Arquitetura e Urbanismo

karen-carvalho-@hotmail.com

2. Faculdades Objetivo. Arquitetura e Urbanismo

jessikjiu@gmail.com

3. Faculdades Objetivo. Arquitetura e Urbanismo

mariperillo18@gmail.com

4. Faculdades Objetivo. Arquitetura e Urbanismo

monicasiqueira.mcs@gmail.com

RESUMO

Leonardo da Vinci nasceu na província de Florenza em  1452. Considerado um dos maiores representantes do Renascimento Italiano. foi criado pelo avô paterno, não se casou, muitos suspeitavam que fosse homossexual .

Foia uma das pessoas de maior notoriedade no Alto Renascimento. Atuando em diversas áreas como botânico, engenheiro, arquitetor, inventor, cientista, matemático, anatomista, escultor, pintor, poeta e músico.Foi também o criador das ciências modernas.

Em sua adolescência foi aprendiz de Verrocchio, o que o fez aprender várias técnicas. Viveu em muitos lugares como Florença, Roma, Veneza e Milão.

Seus principais feitos foram: Mona Liza, A Última Ceia, A Virgem da Rocha, o desenho do homem Vitruviano, onde descreve as proporções do corpo humano masculino, elaborou mais de duzentos desenhos de anatomia, se tornando mestre da anatomia topográfica, fez descobertas importantíssimas para a anatomia. Deixou um caderno com cerca de treze mil paginas de notas  e desenhos que agrupa arte e filosofia natural. Concebeu várias idéias a frente do seu tempo. Foi responsável também por um enorme avanço na anatomia, engenharia civil da óptica e da hidrodinâmica.

Sua fama foi imensa, tanto que o Rei da França o levou para o castelo Cloux onde passou os três últimos anos de sua. Morreu no dia 02 de maio de 1519.

Palavras-chave: Leonardo; Vinci; obra; pintor; estudioso.

LEONARDO DE SER PIERO DA VINCI

1. INTRODUÇÃO

Leonardo da Vinci nasceu na província de Florenza, no Vilarejo de Anchiano em 15 de abril de 1452. Foi um dos maiores modelos do Renascença Italiana. O período do Renascimento é conhecido pela valorização da Antiguidade Clássica, da qual as referências culturais conduziram as mudanças do período rumo a um ideal mais humanista e naturalista. Ocorreu em toda Europa, mas nasceu na Itália, principalmente nas cidades de Siena e Firenze. Neste período, o homem voltou a ficar no centro do mundo, oposto de como era idealizado na Idade Média onde o homem deveria ser temente a Deus. Na era Renascentista o homem volta a valorizar a razão, se entente como renascença do homem, um homem novo e renovado.

Leonardo atuou em várias áreas. É fundamentalmente conhecido como pintor, um dos maiores de todos os tempos, mas também se dedicou a escultura e a arquitetura. Também se interessou pela engenharia, campo no qual inventou uma quantidade uma grande quantidade de maquinaria.

Sua obra científica é imensurável. Fez estudos de matemática e física, principalmente nas áreas de óptica e hidráulica. Em seus estudos de anatomia, os desenhos revelam conhecimentos com um século de avanço.

Leonardo transcende os limites da história da arte. Muitos historiadores enfatizam sua capacidade “multifacetada“ do homem renascentista. Sua importância e sua fama nunca se perderam pela história. Da Vinci sempre foi referência aos artistas que vieram posteriormente.

No curso natural dos acontecimentos, muitos homens e mulheres nascem com talentos notáveis, mas, ocasionalmente, de uma maneira que transcende a natureza, uma única pessoa é maravilhosamente dotada pelo céu com a beleza, graça e talento em abundância tal que ele deixa os outros homens para trás, todas as suas ações parecem inspiradas e, na verdade tudo o que faz claramente vem de Deus e não da habilidade humana. Todos reconhecem que isso era verdade em Leonardo da Vinci, um artista de beleza física excepcional, que mostrou infinita graça em tudo que ele fez e que cultivou um gênio tão brilhante que todos os problemas que estudou, ele resolveu facilmente.” Giorgio Vasari - a primeira obra biográfica sobre artistas - (1550) (*****)

  1. VIDA E LEGADO


“Pouco conhecimento faz com que as pessoas se sintam orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o Céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe.” LEONARDO DA VINCI

Popularmente conhecido por Leonardo da Vinci (Fig. 1), Leonardo di ser Piero da Vinci nasceu em Toscana na Itália, em 15 de abril de 1452 mais precisamente em Anchiano, República de Florença. Sua mãe, Catarina di Meo Lippi, uma camponesa orfã, de 15 anos, atuava como fabricante de cal; filho bastardo de Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci, foi um importante tabelião (ISAACSON, 2017).

Leonardo teve mais seis irmãs ilegítimas, chamavam-se Pierra, Maria, Antonia, Lisabetta e Sandra. O mesmo não tinha muito contato com as irmãs nem com a mãe, foi abandonado pelo pai mesmo antes de nascer, assim foi viver com seu avô paterno (ISAACSON, 2017).

[pic 3]

Figura 1. Leonardo da Vinci. 1452-1519. Giz vermelho. Fonte: ALEIXO, 2015.

Sabe-se muito pouco sobre a infância de Da Vinci. Já em sua vida adulta se recordaria de dois incidentes de sua infância, um deles, como presságio:

“Parece-me que sempre fui destinado a me interessar muito profundamente por falcões, pois lembro-me como uma de minhas primeiras recordações que, quando estava no berço, um falcão desceu sobre mim e abriu-me a boca com a cauda, e me bateu muitas vezes entre os lábios com ela.”

O segundo ocorreu enquanto ele brincava nas montanhas da região, “e depois de vagar por alguma distância entre as rochas projetadas acima, cheguei à boca de uma imensa caverna, diante da qual me quedei por algum tempo estupefato, pois ignorava a sua existência (…) e após ficar ali algum tempo, de repente despertaram dentro de mim duas emoções — medo e desejo — medo da escura e ameaçadora caverna, desejo de ver se haveria alguma coisa maravilhosa lá dentro. (WIKIPEDIA)

Da Vinci não se casou, muitos suporam que fosse homossexual, sendo até acusado de sodomia, na época um ato apontado como crime grave, podendo ser condenado à pena de morte (ISAACSON, 2017).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com