TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura do renascimento

Por:   •  8/11/2015  •  Resenha  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

No século XV a Europa passava por mudanças grandes em sua arquitetura, saindo do estilo gótico que caracterizou a Idade média e entrando no renascimento aonde a busca da fama era desejada.

No período renascentista todas as suas proporções como: parede, volume, ornatos, são elaborados seguindo as Leis científicas da geometria, também sendo fundamento estético do renascimento.

Em uma época em que a Igreja dominava a cidade com seus mosteiros e catedrais, com a construção do Palácio do governante autocrático inicio-se uma competição em termos simbólicos, com desenvolvimento da geometria inúmeras combinações de formas foram criadas permitindo projetos com caráter cientifico como podemos ver nas plantas a seguir dos principais arquitetos da época:

[pic 1]

        Planta da Igreja de Santo Espírito de Felippo Brunelleschi em Roma, Itália no séc. XV nos mostra a cruz grega, que se ornamenta de polígonos e círculos secundários.

Para Brunelleschi seu principal objetivo era construir edifícios harmoniosos e proporcionais utilizando o vocábulo padronizado dos antigos baseados no circulo e no quadrado, sendo o primeiro arquiteto a estudar com profundidade os métodos da antiga arquitetura e transpondo para o papel essas relações.

Sua característica era o ponto de fuga, por onde seguem varias linhas paralelas, esta descoberta foi mais cientifica do que artística e torna-se referência para os artistas por ser objetiva e racional.  

Considerado o pai da engenharia moderna por suas descobertas matemáticas onde possibilitou reconstruir a planta de um edifício a partir do seu desenho em perspectiva.

 

[pic 2]

Planta da Igreja de Santo André de Mântua de Leon Batista Alberti em Mântua, Itália, 1470. Nesta planta observamos uma cruz latina com os mesmo adereços perfeitamente proporcionados.

Alberti era pragmático e tecnicamente habilidoso diferente de Brunelleschi, com uma teoria clássica via a arquitetura como forma de afetar a ordem social.  Para ele um arquiteto renascentista deveria ser intelectual e em posição de poder e autoridade.

[pic 3]

Planta da Basilica de São Pedro de Donato Bramante, Roma, 1505. Nota-se que nesta planta um ornamento delicado que imita uma renda.

Donato Bramante foi considerado criador do Alto Renascimento, foi possível observar seu estilo após a construção do Tempietto de San Pietro em Roma, um exemplo perfeito da igreja com planta central elevado por um domo, expressando assim a idéia renascentista de ordem, simplicidade e harmonia nas proporções.

“A lógica do raciocínio arquitetônico tem como imediato efeito a energia convincente da construção, em vez de luxuriante decoração, embevecedora apenas dos olhos superficiais”. (Donato Bramante)

[pic 4]

Planta baixa da Vila Americo- Capra (Villa Rotonda) de Andrea Palladio, Vicenza. A estrutura do prédio é extremamente lógica, obedecendo a uma racionalidade geométrica e matemática.

Esta Villa é considerada uma das mais belas e famosas vilas deste arquiteto, também sendo definida como um bloco quadrado elevado por um domo e apresentando quatro fachadas exatamente iguais.

Palladio se baseou em edificações da Roma antiga suas proporções clássicas para projetar suas próprias edificações .

Bibliografia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (80.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com