TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A HISTÓRICO DE JEAN NOUVEL

Por:   •  25/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.227 Palavras (5 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 CONTEXTO HISTÓRICO DE JEAN NOUVEL ..................................................... 04

2 PRINCIPAIS PROJETOS DE NOUVEL ............................................................... 05

2.1 Instituto Do Mundo Arabe – Paris ....................................................................... 05

2.2 Cartier – Paris ..................................................................................................... 06

2.3 Ópera House – França ....................................................................................... 06

2.4 Torre Agbar – Barcelona ............................................................................... 07

3 ESTILO .................................................................................................................. 08

REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 09

1 CONTEXTO HISTÓRICO DE JEAN NOUVEL

Arquiteto contemporâneo de estilo futurista, Jean Nouvel nasceu em 12 de agosto de 1945, na cidade de Fumel- França formou-se na Escola de Belas Artes e trabalhou com o arquiteto Claude Parent. Abriu seu próprio escritório em 1975, mas não logrou êxito. Foi fundador e diretor artístico da Bienal de Arquitetura de Paris em 1980.

Nouvel possui mais de 200 projetos em todo o mundo, criou uma linguagem estilística própria, longe de ideias pré-concebidas. É conhecido por assumir riscos e pela experimentação criativa em seus projetos por motivo do estilo próprio criado. Trabalha como se cada obra possui-se sua própria características, porque são concebidas sem quaisquer influencias externas.

Seus desenhos possui uma harmonia que estabelece com o contexto e pela orientação, de transparência, trabalhando técnica de luz e sobra. Suas obras são desenvolvidas com tecnologia para que tenha aspectos diferentes em função da hora do dia, do tempo que esteja fazendo, se faz sol ou chove e se é dia ou noite.

Bastante prestigiado possui diversos prêmios, o Aga Khan para a arquitetura, que é outorgado aos principais projetos relacionados ao mundo muçulmano, pela obra do Instituto do Mundo Árabe e em 2008 ganhou o Pritzker, considerado o “Oscar da Arquitetura”, pelo conjunto de sua obra, foi prestigiado pelo projeto Cartier construído em Paris em 1987, principalmente pelo uso de fachada de vidro para o controle de luz interior, onde para este efeito é composto em sua fachada peças quadradas em metal e vidro.

Em 1987 Nouvel junto com Layetana Desarollos Immobiliarios venceram o concurso para a construção da Torre Sigma, no distrito financeiro de La Defense, nos arredores de Paris. O projeto é composto por quatro blocos empilhados um em cima do outro com os átrios formando grandes janelas, cada um virado em direções alternadas. Estas perspectivas revelam níveis de piso que formam varandas em cada um dos átrios, sendo um edifício de uso misto com 301m de altura sendo 71 pavimentos em uma área bruta de construção de 140.000m².

Além de edificações, empreendimentos urbanísticos e grandes estruturas, a trajetória de Jean Nouvel como arquiteto conta com importantes criações paralelas, como projetos de design de interiores, mobiliários, utensílios domésticos, acessórios de decoração e mobílias urbanas, todos marcados por seu caráter minimalista, pela atenção aos detalhes, o toque poético e a integração com a natureza.

2 PRINCIPAIS PROJETOS DE NOUVEL

2.1 Instituto Do Mundo Arabe – Paris

Foi inaugurado em 1987, o IMA em Paris é uma associação de 22 países árabes e França, que tem como missão interagir com os visitantes como uma ponte cultural entre a França e o mundo árabe.

A obra consiste em duas seções separadas por uma fenda profunda e um pátio quadrado, o corpo norte mira para o rio Sena e tem a forma de uma faca com fachada em curva. O Sul, por outro lado, é um paralelepípedo quase regulares com fachada treliça móveis que funcionam segundo a luz exterior por células fotoelétricas.

O projeto vencedor da concorrência foi promovida pelo presidente François Mitterrand, apesar de ser uma construção da arquitetura contemporânea, empregou padrões típicos da arquitetura árabe, tais como percebemos na fachada elemento mais notável, que consiste de 240 painéis quadrados agrupamento 30.000 pequenos diafragmas de aço mecânicos, conectados a sensores fotossensível abertas e fechadas de acordo com a intensidade da luz.

2.2 Cartier – Paris

É uma joalheria, inaugurada no ano de 1994 na cidade de Paris, que é uma caixa transparente de cristal líquido em formato ortogonal, permite uma refinada armação em aço que se estende para além das paredes do edifício. A fusão com a natureza é a principal característica deste projeto, proporciona um verdadeiro mimetismo, com a presença de vejetação dentro e fora do predio. O projeto concedeu a Nouvel o prêmio Pritzker.

2.3 Ópera House – França

Foi o projeto da reconstrução da casa de Ópera de Lyon – França, feito dentro do Shell (1831) edifício existente. Inaugurado em 1993, com um estilo Italiano, Nouvel deixou apenas o foyer existente e a fachada exterior, tendo triplicado o espaço dentro da casa. É um Auditório em formato de ferradura tendo uma capacidade em media de 1.100 assentos.

2.4 Torre Agbar – Barcelona

A Torre teve inicio de projeto em 1999, sendo construída em 2001 na Avenida Diagonal, nº 209-211, Barcelona –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (82.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com