TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Automação Residencial

Artigo: Automação Residencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2013  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  1.770 Visualizações

Página 1 de 10

AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

EDEVALDO P. DA SILVA, LUCAS KURTEN

Disciplina: Introdução à Engenharia Elétrica – Prof. Marcos F. Mendes

UDC – União Dinâmica de Faculdades Cataratas

Rua Castelo Branco, 349 – Centro - Foz do Iguaçu / PR – CEP: 85852-010.

E-mail: edebatera@gmail.com, lucaskurten@yahoo.com.br

Resumo- Este artigo apresenta de forma geral a Automação Residencial. Serão comentadas as soluções apresentadas na área da segurança, conforto, praticidade e economia para seus usuários. Também serão mostrados os aspectos de infraestrutura básicos para o sucesso do projeto de automação, e breves comentários sobre os sistemas e protocolos mais utilizados.

Palavras Chaves- Automação; Tecnologia; Infraestrutura; Segurança; Conforto.

1 Introdução

Automação é um sistema que sem a interferência humana, verifica seu próprio funcionamento, fazendo medições e efetuando a partir de programações, correções. A princípio a automação diminui custos com mão de obra e ainda aumentou a produção, pois acelerou os processos nas linhas de produções das indústrias, onde foram as primeiras a utilizarem esta tecnologia.

Para aplicar os processos de automação, é necessário um estudo técnico para serem verificadas as necessidades e serem aplicadas as melhores estratégias de controle e recursos de hardware e/ou software.

A automação pode ser dividida em alguns ramos, mais neste artigo abordaremos a Automação Residencial, que apesar de seu crescimento mundial em utilização, infelizmente ainda esta distante da maioria da população devido seu custo e pela falta de conhecimento, apesar das expectativas serem boas para o futuro, pois com a adaptação de projetos consegue-se torná-la mais acessível adequando-as as necessidades e poder aquisitivo do cliente.

Com o aumento da criminalidade, a automação residencial vem se tornando uma solução viável para trazer segurança, conforto e entretenimento à família sem a necessidade de sair de casa, já que o escopo principal é a integração de tecnologias de acesso à informação e entretenimento utilizando os meios de rede de dados, voz, imagem e multimídia em função da praticidade e conforto de seus usuários. Claro que isso só é possível com a utilização de projetos que envolvam infraestrutura, dispositivos e software de controle, onde os estados destes dispositivos podem ser vistos remotamente.

2 Automação Residencial

A tecnologia, esta presente na vida de qualquer indivíduo. Isso ocorre pelo fato de que a tecnologia está cada vez mais acessível ao uso, facilitando seu uso e deixando de ser complexo para o operador.

A automação é bastante comum já algum tempo. É possível notar os sistemas existentes nos edifícios comerciais. Nestes ambientes vemos o sistema de biometria (é o uso de características biológicas em mecanismos de identificação), alarmes de prevenção e combate a incêndios, câmeras de segurança, portas automática, os sensores de presença, entre outros. E é interessante que estes sistemas estão sendo usados em residências, originando assim o termo Domótica.

Domótica é a tecnologia responsável pela gestão dos recursos habitacionais. O termo vem da união da palavra “Domus”, que significa casa, com a palavra “Robótica”, que é o ato de automatizar (realizar ações com equipamentos automaticamente). A Domótica tem por objetivo realizar satisfatoriamente as necessidades de segurança, comunicação e comodidade das pessoas diariamente.

Como características fundamentais num sistema inteligente podemos destacar a capacidade de armazenar memória, ter noção temporal, facilidade de interagir com os habitantes, capacidade de controlar todos os sistemas do ambiente, funcionar em varias condições, ser de fácil programação e reprogramação, ou seja, ser intuitivo, e ter capacidade de autocorreção.

Os equipamentos utilizados no sistema de automação residencial devem centralizar os controles e processos tornando tudo prático e automático, tudo programado pelo usuário, pois ela deve, certamente, colaborar de forma eficiente às atividades diárias, dar uma sensação de conforto e segurança, pelo simples fato de que algumas tarefas serão feitas sem a necessidade de ordens diretas, como se ela fosse viva, com inteligência e sentidos. Uma casa autônoma permite acesso a todos os equipamentos e sistemas em qualquer ambiente e lugar da propriedade. Deverá dar total controle de luzes, com sensores ver o nível de umidade do jardim e ligar a irrigação, fechar portas e janelas ao chover através de sensores, agendamento de tarefas do dia a dia, fechamento automático de cortinas elétricas ao perceber a entrada do sol na residência, visualização de qualquer ponto da residência enquanto se assiste à televisão ou navegue pela Internet, tudo isso com um sistema que esteja integrando todos os equipamentos da residência.

Mais as principais barreiras são ainda justamente a integração destes dispositivos, pois devido ao lançamento isolado de cada um, não se consegue facilmente, por exemplo, que um equipamento de áudio e vídeo (home theater, por exemplo) “converse” com um circuito fechado de televisão ou com a iluminação reduzindo a intensidade ao se iniciar a sua utilização, ou que aparelhos de ar condicionado, portões automáticos interajam e operem um em função do outro. Por exemplo, ao dar comando de abertura do portão da garagem as luzes de acesso à residência sejam acionadas automaticamente e que o alarme da residência seja desativado, ou que o equipamento de som ambiente da casa abaixe o volume ao tocar o telefone ou a campainha.

3 Tipos de Automação

3.1 Sistemas Autônomos (Stand Alone)

Utilizam módulos com ligações elétricas e programações simples. Os módulos podem ascender luzes da casa inteira a partir de um controle remoto localizado em um ponto da casa. Também pode ligar e desligar eletrodomésticos. Os controladores são pequenos e podem ser montados nas próprias caixas de tomadas elétricas nos cômodos que serão automatizados. O controlador possui de 4 até 8 zonas de iluminação, podendo ter zonas dimerizadas (controlador de intensidade de corrente elétrica), que podem ser convertidas para o acionamento de venezia-nas/persianas/cortinas elétricas. Existem vários tipos de interfaces de entrada como, por exemplo: key pads (teclado) botões pulsadores,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com