TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Hospitalidade Urbana

Por:   •  28/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Hospitalidade Urbana é definido a partir alguns apontamentos, tais como: legibilidade, acessibilidade e identidade, onde há a preocupação com a qualidade de vida, de forma que seja prioritário  o habitante, no caso o indivíduo que recebe e posteriormente o visitante, o qual é recebido, e baseando-se neste contexto ( Severini, 2014 p 87) ressalta que a cidade deve ser boa para residir, pois uma cidade boa para se viver também será boa para visitar, havendo então interação social entre hospede e anfitrião.

Tendo tal informação como base, é possível descrever a relação de quem recebe e do recebido pela legibilidade, como a forma de uma cidade ser reconhecida, pelos habitantes e pelos estrangeiros, pois através de seus marcos é possível localizar-se e sentir -se familiarizados. Podemos citar como exemplo o Pão de Açúcar no Rio de Janeiro.

[pic 1]

Fonte: https://www.melhoresdestinos.com.br/pao-de-acucar.html

Temos ainda como destaque de hospitalidade a acessibilidade igualitárias, onde a oportunidades tangíveis, como acesso a mobilidade urbana, saúde, etc a qual remete  cidadania a incorporado ao  território como espaço não só de habitação, mas também de vivência e convivência, poder se deslocar com  segurança e conforto, e a utilização  dos serviços.

Podemos usar como exemplo Estação da CPTM, onde qual quer cidadão pode acessar de forma homogênea.

[pic 2]

Fonte: https://es-la.facebook.com/oficialdiariodacptm/posts/1841153875903095/

 Logo, a identidade é a memória coletiva que pode ser compreendida como um conjunto de valores, de histórias, de hábitos e costumes que fazem com que o morador ou turista sinta que pertence àquele espaço. É possível ainda resgatar esta identidade por meio da restauração de espaços públicos, promovendo a regeneração urbana.

 Podemos usar como exemplo os bares da Lapa no Rio de Janeiro, o qual permitiu que se instalassem no bairro e hoje é referência da vida urbana na cidade.

[pic 3]

Fonte: https://diariodorio.com/13-lugares-para-visitar-na-lapa

Portanto podemos considerar hospitalidade urbana como forma da cidade promover bem estar e qualidade de vida através de conceitos principais para o morador e visitante, a fim do indivíduo reconhecer a localidade e sentir- se parte do espaço, mesmo que sendo um “turista” .  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (436.8 Kb)   docx (401.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com