TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DAS EQUIPAS E LIDERANÇA NO PROCESSO DE QUALIDADE EM SAÚDE

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 13

ÍNDICE

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OBJETIVOS        2

2.1 Gerais:        2

2.2        Específicos:        2

3.        METODOLOGIA        2

4.        DEFINIÇÕES GERAIS        3

4.1 Qualidade        3

4.2 Qualidade em saúde        3

5.        AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE        3

5.1 Formas de Avaliação        4

5.1.1 Acreditação        4

5.1.2 Certificação        5

5.1.3 Selo        5

5.1.4 Premiação        5

6.        TREINAMENTO PARA QUALIDADE        6

7.        A IMPORTÂNCIA DAS EQUIPAS E LIDERANÇA NO PROCESSO DE QUALIDADE EM SAÚDE        7

7.1 A Importância das equipas no processo Qualidade em Saúde        8

7.2 A importância da Liderança médica para a Saúde        8

8.        GESTÃO DE QUALIDADE TOTAL        10

9.        CONCLUSÃO        12

10. BIBLIOGRAFIA        13


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda sobre avaliação da qualidade em saúde. O Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS) é o sistema de avaliação implantado pelo SUS como instrumento de apoio a gestão.

A avaliação em saúde tem como pressuposto a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade das estruturas, processos e resultados relacionados ao risco, acesso e satisfação dos cidadãos frente aos serviços públicos de saúde na busca da resolubilidade e qualidade.

  1. OBJETIVOS

2.1 Gerais:

  • O trabalho tem como foco principal a qualidade em saúde.
  1. Específicos:
  • Definições gerais da qualidade em saúde;
  • Explicar sobre o treinamento para qualidade em saúde;
  • Informar acerca da Importância das equipes e liderança no processo;
  • Abordar gestão de qualidade total na saúde.
  1. METODOLOGIA

Para a elaboração deste trabalho de pesquisa o grupo recorreu varias fontes eletrónicos e internet.

  1. DEFINIÇÕES GERAIS

4.1 Qualidade

Um conjunto de atributos que inclui um nível de excelência profissional, uso eficiente de recursos, mínimo risco ao usuário, alto grau de satisfação dos mesmos, considerando ainda os valores sociais existentes.

4.2 Qualidade em saúde

Definisse como sendo a prestação de cuidados de saúde acessíveis e equitativos, com um nível profissional ótimo, que tenha em conta os recursos disponíveis e consiga a adesão e satisfação do cidadão. Implica, ainda, a adequação dos cuidados de saúde às necessidades e expectativas do cidadão e o melhor desempenho possível. O acesso a cuidados de saúde de qualidade, durante todo o tempo e em todos os níveis da prestação, é um direito fundamental do cidadão, a quem é reconhecida toda a legitimidade para exigir qualidade nos cuidados que lhe são prestados”

  1. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE

A avaliação da qualidade é uma atividade que faz parte do processo de melhoria contínua. Avaliar a qualidade dos cuidados de saúde é importante para tornar visível o que se passa dentro de uma organização, do nível de qualidade em que está a operar, e o que pode ser feito para melhorar o seu desempenho.

O conceito de avaliação está muito ligado ideia de medição, mas são conceitos diferentes. A medição é o ato de verificar a extensão e qualificação de algo. A avaliação, faz referência ao ato de verificar o valor desse algo, sendo que pode-se medir sem valorar, e valorar sem medir. Avaliação consiste em analisar as discrepâncias entre o que e' e o que deve ser

A avaliação da qualidade em saúde é construída através de três dimensões:

  • Estrutura: implica as características relativamente estáveis das instituições, como: área física, recursos humanos, materiais, financeiros e modelo organizacional;
  • Processo: refere-se ao conjunto de atividades desenvolvidas na produção em geral e no setor saúde, nas relações estabelecidas entre os profissionais e os clientes, desde a busca pela assistência até o diagnóstico e o tratamento;
  • Resultado: é a obtenção das características desejáveis dos produtos ou serviços, retratando os efeitos da assistência na saúde do cliente da população.

5.1 Formas de Avaliação

As Principais formas de avaliação utilizadas pelo mercado da Saúde para auxiliar na implantação da qualidade na instituição de saúde são:

  • Acreditação;
  • Certificação;
  • Selo;
  • Premiação.

5.1.1 Acreditação

A acreditação é um método de avaliação externa da Qualidade no setor de Saúde, com a tentativa de assegurar a excelência dos procedimentos médicos e garantir a segurança das ações de saúde, ou seja, “conceder reputação a; tornar digno de confiança”- Qualquer hospital pode participar do processo de acreditação voluntariamente, através de uma instituição oficial credenciada para esse fim na busca da melhoria contínua da Qualidade na Instituição.

Segundo Helito (2006), acreditação é conhecida como o procedimento de avaliação dos recursos institucionais, voluntários, periódico e reservado. A acreditação possui padrões com o objetivo de atuar sobre o modelo de prestação de serviços que regulam e garantem a qualidade da assistência.

A existência de um Programa de Acreditação Hospitalar no ambiente da Saúde proporciona quatro efeitos relevantes nos hospitais:

  • Busca Voluntária da Qualidade: O processo voluntario encoraja as instituições à busca da melhoria contínua da Qualidade com um compromisso de uma instituição mais eficiente e eficaz.
  • Construção de equipa: construção e preparação de equipes são de extrema importância. Todos os funcionários e profissionais envolvidos devem estar motivados para alcançar o melhores resultados.
  • Função educativa para a equipe de funcionários, profissionais e aplicadores: Oferece as instituições a oportunidade de revisar seus processos, olhando de uma nova maneira observando o que pode ser melhorado.
  • Instrumento útil de gerenciamento: a acreditação pode servir como um instrumento de gerenciamento. A auto-análise ou auto-avaliação proporciona uma base para o desenvolvimento organizacional-

A avaliação de determinado programa de saúde pode ser feita com diferentes olhares técnicos, onde um determinado avaliador poderá valorizar determinados aspectos relacionados a sua formação técnica. Sendo assim. a avaliação não é neutra, sendo que o avaliador influencia na avaliação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (202.3 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com