TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.050 Palavras (9 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO ARAGUATINS

CURSO DE PEDAGOGIA UAB/UNITINS

RELATÓRIO DESCRITIVO DA PRÁTICA DOCENTE

ARAGUATINS – 2015/MÓDULO V

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO ARAGUATINS

ARETA DE ALMEIDA PEREIRA

RELATÓRIO DESCRITIVO DA PRÁTICA DOCENTE

Trabalho apresentado como requisito parcial da Disciplina de Pesquisa na Prática Pedagógica III, sob orientação da Professora: Maria do Rosário Barbosa.

ARAGUATINS – 2015/MÓDULO V

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO ARAGUATINS

SUMÁRIO

Introdução 04

Relatório descritivo da prática docente 05, 06, 07,

Considerações finais 08

Referencias Bibliográfica 09

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO ARAGUATINS

INTRODUÇÃO

O atual relatório de estagio tem como objetivo promover uma previa descoberta da pratica docente, através da observação pode relacionar-me a pratica com os conceitos teóricos estudados até o presente momento, desta forma enriqueceu a aminha formação acadêmica e aminha futura pratica docente, haja vista que o estagio propõe estratégias para que o acadêmico busque uma prática docente realmente significativa.

O presente estágio foi realizado na escola Municipal Professora Nair Duarte situada na Rua Bartolomeu Bueno da silva, S/N. centro na cidade de Araguatins, estado do Tocantins que fica localizada na área urbana. Em suas proximidades estão à prefeitura municipal, comercio e residências.

No dia nove a treze de março de dois mil quinze iniciei a segunda etapa do estagio de observação em sala de aula. Com os alunos do 5°ano com a faixa etária de 10 a 14 anos de idade no período matutino. Onde foram realizadas atividades de observação da rotina do dia a dia da professora e sua forma de lida com varias situações diferente. Como realizar atividades diferenciadas com os alunos que tem dificuldade de aprendizagem.

Pois cada um aprende de um jeito. E como é realizado o planejamento, as relações interpessoais, as metodologias utilizadas; e o processo de avaliação.

Segundo (SILVA, 2007, p.35) “A primeira concepção que deve nortear o papel do professor é: ‘aprender e ensinar’ e ‘ensinar e aprender’. Ambas constituem um processo dinâmico, onde um não existe sem o outro. Ensinar pressupõe um aprendizado”.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

POLO ARAGUATINS

2. Como é realizado o planejamento das aulas?

O estagio de observação iniciou no período matutino na turma do 5º ano das sete quinze às 11h30min com a carga horaria de 20 horas. A professora regente é Valdirene Alves formada no curso normal superior, a sala de aula é um espaço amplo e iluminado á turma tem 23 alunos na faixa etária de 10 a 14 anos.

Realizei a atividade no pátio da escola observando em primeiro momento que as crianças formam uma fila, fazer a oração cantar musica infantil e após seguem a professora até a sala onde inicia a aula de forma dinâmica com conversas e correção do para casa. Logo depois é aplicadas aulas de português, ciências, matemática e religião e entre outras. Dando destaque ao ensino e aprendizagem construído pela aula aplicada em sala.

A docente aplicar a aula com organização e promove exercícios que auxiliar o aprendizado, buscar maneiras diferenciadas de ensinar os educados, promove o lúdico e tornado prazeroso o ingresso diário á escola. Com jogos de competição para identificar os sinais de pontuação, leitura compartilhada e escrita de texto fazendo as concordâncias necessárias.

Acompanhei também que a professora trabalhar com atividade diferenciada com um aluno que não acompanhar a turma, pois o mesmo não ler. Observei também que a professora tem ótimo domínio da turma, pois conduzi a aula com organização e atividades que favorecem a aprendizagem.

O planejamento na unidade escolar é de forma coletiva entre os professores da mesma turma com o acompanhamento do condenador da turma auxiliando nas pesquisas. Onde os professores juntos analisar a rotina dos exercícios o que vai ser sistematizados em sala de aula.

A professora administra os conteúdos de forma interdisciplinar organizando o tempo de duração das atividades dentro de uma meta a ser obtida. Os documentos mais utilizados na preparação do plano de aula é o próprio livro de didático o referencial teórico o plano de curso.

Segundo Libãnio (1994) afirma que o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com