TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DO ESPAÇO CONSTRUÍDO NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Por:   •  17/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

A influência do espaço construído na formação de profissionais: critérios e diretrizes para proposta de melhoria no ambiente universitário

Introdução

Ao entender a arquitetura como arte de pensar e construir buscando atender aos desejos da sociedade, focando em bem-estar, conforto e segurança, compreende-se a necessidade de atribuir intencionalidade aos diferentes espaços. Com exemplos marcantes ao longo da história, os arquitetos têm desenvolvido soluções que, juntamente com os avanços tecnológicos, proporcionam condições para a constante busca de soluções (BESTETTI, 2006),  demonstrando que a arquitetura dos espaços pode e deve criar e expressar sentimentos, além de cumprir sua função básica de abrigar.

Desde a concepção da ideia transformada em projeto, executada e colocada em uso, compreender a estruturação do espaço destinado à educação, tem sido tema de pesquisa e estudo entre acadêmicos de diversas áreas, buscando entender como a formação do sujeito participativo, o desenvolvimento de atividades e a assimilação de conteúdo são influenciados pela arquitetura e ambiência escolar.

A necessidade de realização de pesquisa e análises dos processos elencados, isto é, a relação ensino-aprendizagem-produção do espaço, surge, por um lado, da experiência profissional onde se reconhece lacunas e a premência de mudanças,  e, por outro lado, de um estudo prévio referente à importância de se considerar a relação entre comportamento humano e o ambiente no qual ele se encontra.

Objetivos

Analisar a influência do espaço, imbricado na relação entre arquitetura, educação e meio ambiente, no desenvolvimento educacional, substanciando o funcionamento do espaço escolar projetado para a formação de profissionais.

Metodologia

        A pesquisa está na primeira fase do estudo bibliográfico que mostre possibilidades referentes a concepção e estruturação física do espaço escolar. Com metodologia em definição, almeja-se, por enquanto, um estudo comparativo de casos, análise do projeto arquitetônico e entrevistas semi-estruturadas que serão analisadas por metodologia ainda a ser definida.

Fundamentação Teórica

A experiência espacial – em termos de percepção, organização e apropriação do espaço por parte do indivíduo – é de extrema importância para a formação de desenvolvimento intelectual e emocional de suas inteligências (AZEVEDO, 2002). A complexidade e os desafios da relação educação – espaço escolar – arquitetura é extremamente importante para a formação de profissionais (CRISTOFOLI, 2003).

O ambiente escolar, enquanto concepção arquitetônica e pedagógica, tem sofrido mudanças: no período republicano, com a construção de edificações destinadas a escolas públicas; as novas formas de organização pedagógica entre as décadas de 1920 e 1930, quando passou-se a dar mais atenção a questões referentes a conforto ambiental; a simplificação das construções no fim da década de 1940, motivada pela redemocratização; na década de 1970, quando, em decorrência do processo desenfreado de urbanização teve aumento de demanda por matrículas. Muito embora algumas medidas tenham sido tomadas pelo Estado afim de solucionar problemas, a infraestrutura das edificações existentes acabou por tornar-se inadequada (CRISTOFOLI, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com