TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imagem da Cidade. Kevin Lynch (1918-1984)

Por:   •  20/8/2020  •  Resenha  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 2

Fichamento: capítulo III do livro A imagem da cidade - Kevin Lynch

Estudo sobre o capítulo 3 do texto de Kevin Linch – A imagem da cidade. Kevin Lynch (1918-1984) promoveu diversas contribuições ao campo urbanístico através de pesquisas empíricas em como os indivíduos observam, percebem e transitam no espaço urbano. Seus livros exploram a presença do tempo e da história nas cidades, como ambientes urbanos afetam as crianças, e como aguçar a percepção urbana à forma física das cidades e regiões.

A partir deste capitulo o autor passa a analisar os elementos da imagem urbana a partir de uma imagem pública ou uma série de imagens de muitos indivíduos que podem referir-se a formas físicas, passíveis de uma classificação conveniente em cinco tipos de elementos: vias, limites, bairros, cruzamentos e elementos marcantes.

Um a um são descritos com algumas variações dentro de um mesmo elemento, a partir do exemplo de Boston nos Estados Unidos

Via: Para a maior parte dos indivíduos, este constitui os elementos predominantes, embora a sua importancia variasse com o grau de conhecimento da cidade, quanto mais o cidadão conhecesse a cidade melhor seria a forma como este a descreve e por ela percorre.

A importancia de vias específicas como as de comercio, e com um início e fim bem determinadas ajudam e interferem até mesmo no momento de indicar direções, características espaciais de largueza ou falta de espaço devem parte da sua importancia a associação comum de ruas principais com ruas largas e de ruas secundárias com ruas estreitas.

Características especiais nas fachadas eram também importantes para a identificação das vias, ocasionalmente as ruas adquiriram importância por razões estruturais, por isso se torna difícil se as ruas de maior importância são dificilmente identificáveis ou facilmente confundíveis.

Limites: São normamente mas nem sempre as fronteiras entre duas areas de especies diferentes, são elementos lineares não considerados como ruas e funcionam como referencias laterais, parecem mais fortes não só por serem dominante do ponto de vista visual, mas também pela sua continuidade na forma e impenetrabilidade as tentativas de atravessar.

Enquanto a continuidade e visibilidade são cruciais, os limites não devem ser, necessáriamente impenetraveis. Muitos são mais uma costura de união do que propriamente uma barreira isolada e é interessante estudar as diferenças de tais efeitos, pois são também por vezes ruas, onde isto acontecia o observador vulgar não era impedido de circular na via, além ter características direcionais também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (32.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com