TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os 5 elementos de kevin lynch

Por:   •  9/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  14.527 Visualizações

Página 1 de 2

5 ELEMENTOS

LIMITES

São elementos lineares formados pelas bordas de duas regiões diferentes, o que uma continuidade. Eles são facilmente percebidos e podem ser barreiras, rios, estradas, viadutos, praças lineares, ruas de pedestres, etc. Podem também causar uma separação na cidade.

BAIRROS

Para Kevin Lynch, bairros não são as divisões administrativas da cidade, é algo mais próximo de uma divisão visual. Para ele, o conceito de bairro está relacionado com zona, com região, isto é, é um local onde o observador percebe uma característica comum, que o identifica. É uma área relativamente homogênea se comparada com o restante da cidade, o que permite diferenciá-la do restante. Existem vários critérios que podem determinar essas zonas: a topografia, as atividades, o uso, os tipos de edificação, etc.

NÓS

São pontos estratégicos na cidade que são importantes focos para onde se vai e de onde se vem. Têm um alto fluxo de veículos e pedestres durante o dia, portanto podem ser esquinas, praças, cruzamentos, etc. São locais onde o observador pode entrar. Pontos de confluência do sistema de transporte, como estações de metrô e terminais de ônibus, são exemplos de nós.

MARCO

É um elemento pontual no qual o observador não entra. Pode ser de diversos tamanhos, como torres, edifícios, esculturas, etc. É um elemento singular, memorável, portanto ele pode ou gerar um contraste com as demais construções da região, ou ser visto de muitos pontos.

CAMINHOS

São as vias pelas quais o observador circula de habitualmente. Podem ser ruas, calçadas, passeios, canais ou vias férreas. Para muitas pessoas, este é o elemento que mais chama sua atenção na imagem da cidade, pois é por onde elas circulam e é nele que elas percebem os outros elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com